26.7 C
fpolis
26.7 C
fpolis
sexta-feira, 2 fevereiro, 2024

IMA multa empresa que derramou ácido sulfônico na Serra Dona Francisca

Últimas notícias

Na tarde desta sexta-feira, 2, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) emitiu o Auto de Infração Ambiental (AIA) e autuou por poluição ambiental a empresa responsável pelo derramamento de ácido sulfônico na Serra Dona Francisca, em Joinville, após o acidente com o caminhão que transportava a carga.

A partir de agora, a empresa tem prazo de dois dias para responder à notificação e 20 dias para defesa do Auto.

A notificação técnica foi entregue para que a empresa inicie o monitoramento da fauna e dos recursos hídricos impactados pelo produto, para que se constado prejuízos ao meio ambiente, ela possa prover a restauração ambiental; reintrodução de fauna e remediação de área contaminada, se houver.

O IMA informou que os técnicos do órgão seguem auxiliando no trabalho de limpeza que está sendo executado pelos profissionais da empresa especializada em emergência ambiental contratada pelos responsáveis pela carga.

A força-tarefa está resgatando os cerca de 20 tonéis que estão em local de difícil acesso. Em função disso, o IMA reforça que alguns picos de vazamento ainda podem ocorrer na área.

Com isso, a orientação é que até a finalização do trabalho e dos estudos de impacto ambiental, a população evite o contato direto com a água e a vegetação que se encontram nos arredores do local onde aconteceu o acidente.

Sobre a qualidade da água captada para consumo humano, a Companhia de Águas de Joinville – ETA/Cubatão, que faz a captação e o monitoramento da qualidade da água com análises a cada 30 minutos, já informou que o abastecimento está normalizado.

A Prefeitura de Joinville já informou que o uso da água tratada é seguro e que continuará fazendo o acompanhamento até que todo o material que caiu do caminhão seja retirado da área.

Avatar photo
Sergio de Oliveira
Jornalista formado pela UniSociesc tem graduação também em Gestão Comercial pela Uniasselvi. Foi dirigente e consultor nas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) de Blumenau e Gaspar. Tem experiência em comunicação governamental, com passagem por órgãos públicos de Blumenau. Atua na área de comunicação desde 1993 com passagens por veículos como Rádio Atlântida FM, Rede TV Sul, Rádio Blumenau e Jornal O Município. Já foi produtor, editor e colunista, além de empreender na área de jornalismo digital. Há 14 anos estuda e escreve sobre o cenário político de Santa Catarina, procurando apresentar informações que orientem e ampliem a visão do leitor/internauta. Contato: sergio.redacao@gmail.com
Mais notícias para você
Últimas notícias

Heineken ressalta o seu sabor amargo em campanha global

A Heineken acaba de apresentar "O Sabor de Heineken", primeiro filme da campanha global "Sabor de Heineken, Só Heineken",...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }