Portal Making Of

Iniciativa do iFood #BoraDescer é reconhecida como referência global pelo Fórum Econômico Mundial

Foto: Divulgação

A campanha #BoraDescer, promovida pelo iFood para incentivar os clientes a irem até a portaria de seus condomínios para receber pedidos, como um ato de respeito pelos profissionais de delivery, foi a única iniciativa de uma empresa brasileira a ser reconhecida no Relatório Farol de Diversidade, Equidade e Inclusão 2025, lançado ontem, 9, pelo Centro para a Nova Economia e Sociedade, do Fórum Econômico Mundial.

O relatório identifica iniciativas inovadoras e comprovadamente eficazes de empresas de diversos setores, oferecendo uma visão geral das últimas tendências e práticas para promover a diversidade, equidade e inclusão em organizações de todo o mundo. O documento destaca a importância dessas ações, não apenas do ponto vista social, mas também econômico, posicionando-as como um “farol” a ser refletido globalmente. Neste contexto, a campanha #BoraDescer foi destaque no relatório como ação voltada à equidade racial e étnica.

Como resultado das ações no Rio de Janeiro, uma das regiões com maior histórico de conflitos, houve uma redução de 40% nos conflitos em apenas seis meses de campanha (dado considerado para o relatório). Atualmente, a campanha já conseguiu reduzir em 70% os incidentes reportados, evidenciando o impacto direto da iniciativa. Além disso, houve uma  diminuição de clientes na cidade que esperam receber seus pedidos no apartamento, de 55% (setembro/23) para 32% (outubro/24), segundo uma pesquisa realizada pela plataforma.

De acordo com um estudo do CEBRAP, 68% dos entregadores por plataformas no Brasil se declaram negros. A ação tem sido importante para combater o racismo sistêmico com o aumento de segurança e respeito aos entregadores.  O case do iFood foi um dos sete destaques do mundo, ao lado de iniciativas de empresas como  Boston Consulting Group – BCG, Siemens,   Movistar Colombia, Regeneron Pharmaceuticals, Siemens, Standard Chartered e Suade Labs.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais

CASAN abre novas vagas de estágio

A CASAN está divulgando novas vagas de estágio para os ensinos médio, técnico e superior. O participante deve ter, no mínimo, 16 anos de idade