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Instituto Positivo comemora 10 anos com foco na qualidade da educação

No ano em que o Grupo Positivo completou 40 anos, criou o Instituto Positivo (IP). Lá se vão 10 anos de gestão do Investimento Social Privado do Positivo com inúmeras ações e serviços realizados.

A principal vocação do Instituto, a Educação, comunga com a do Grupo como um todo. Assim, desde 2015, o IP passou a instituir como prioridade de ação e propósito o fortalecimento e a melhoria da Educação básica brasileira, tornando-se especialista na disseminação de conhecimentos sobre Regime de Colaboração e no incentivo à implantação de Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE).

“Escolhemos o Regime de Colaboração como uma estratégia de atuação, pois entendemos que a colaboração entre sistemas de ensino será fundamental para gerar mudanças sistêmicas, contínuas e que reduzam a iniquidade tão presente na Educação brasileira. O apoio mútuo gerado entre secretarias de Educação de municípios de um mesmo território geográfico tem muito a contribuir, com resultados já existentes”, destaca a diretora do Instituto Positivo, Eliziane Gorniak.

Foi com esse pensamento que, em 2015, o IP ajudou a implantar o Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Granfpolis, formado por 22 municípios membros da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis, em Santa Catarina. A parceria entre a Associação e o Instituto foi pioneira e resultou no primeiro ADE do Sul do país. O trabalho no ADE Granfpolis continua com projetos e ações voltados aos gestores escolares, secretários municipais de Educação e suas equipes técnicas, com resultados expressivos aos mais de 100 mil estudantes da região.

Este ano, em comemoração aos 10 anos, o IP contribuiu com a implantação do primeiro Arranjo do estado do Paraná, o ADE Litoral Paranaense, que contempla sete municípios da região. As atividades já iniciaram com participação efetiva dos profissionais da educação.

Nesses 10 anos, o Instituto Positivo sempre esteve muito presente em discussões nacionais sobre políticas públicas voltadas para educação, em especial, as relacionadas aos ADEs. Participou de reuniões no Conselho Nacional de Educação (CNE), na Câmara dos Deputados, acompanhou votações e discussões sobre Projeto de Lei dos Arranjos, fez articulações e continua contribuindo com o conhecimento sobre o assunto.

Para apresentar a história dos ADEs brasileiros, o Instituto publicou, entre o ano passado e este, 13 e-books que relatam a implantação, o desenvolvimento e as experiências vivenciadas pelos Arranjos. O material serve de pesquisa e de inspiração a outros gestores que buscam alternativas para melhoria da educação.

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