Uma massa de ar polar que se aproxima de Santa Catarina provocará uma “queda violenta” das temperaturas a partir de sábado, 11. Até lá as temperaturas cairão gradualmente. Há previsão de temporais, geadas e até neve.
Segundo o meteorologista da Defesa Civil de Santa Catarina, Caio Guerra, na tarde desta quinta-feira, 18, o avanço da frente fria derruba as temperaturas com o estabelecimento de uma massa de ar de origem polar em todo o estado, com previsão de frio intenso até domingo, 21.
Nas regiões do Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí são esperadas temperaturas próximas ou abaixo de 0 grau, com formação de geada ampla nas madrugadas e manhãs de sexta e sábado, especialmente nos pontos mais altos da Serra, onde as temperaturas mínimas podem ficar abaixo de -5 graus.
Caio Guerra destaca a condição de neve restrita a noite de quinta e madrugada de sexta, “horário onde a combinação da umidade e do frio permite a ocorrência de precipitação invernal, como a neve e a chuva congelada”.