Portal Making Of

Interdependência entre Educação, Saúde e Qualidade de Vida foi tema do último painel com especialistas da ACIF

Foto: Renato Moraes/ACIF

A integração entre educação, saúde e qualidade de vida foi o tema central do terceiro e último painel promovido na Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), na noite da última quarta-feira, 14. A iniciativa fez parte de uma série de três paineis, em preparação à agenda da entidade nas Eleições Municipais 2024. O foco claro no diálogo e no alinhamento de ideias pautou a ACIF na construção dos principais pleitos e necessidades de Florianópolis, que serão firmados em um Termo de Compromisso, que será entregue aos futuros candidatos.

O painel iniciou com uma discussão sobre o papel da Educação na construção de uma sociedade mais equitativa e preparada para o futuro. Ana Paula Calaes, diretora de Educação Empresarial da ACIF, ressaltou a importância das parcerias público-privadas em programas como o Floripa+Tech, voltados à qualificação profissional dos jovens, motivando-os e criando novas oportunidades de emprego. “Nossa principal preocupação e discussão é a integração do currículo escolar com as demandas do mercado, preparando nossos jovens para os desafios do futuro”, afirmou Calaes.

Eduardo Savaris Gutierrez, secretário Municipal de Educação, destacou os avanços da capital em termos de alfabetização, mas reconheceu a necessidade de expandir os esforços, especialmente na educação de jovens e adultos. “Florianópolis pode ser a capital mais alfabetizada do país, mas ainda temos um longo caminho a percorrer para garantir que todos tenham acesso à educação de qualidade”, pontuou Savaris.

 

Saúde: Prioridade e Responsabilidade Compartilhada

Saúde, tema central da segunda parte do painel, foi abordada sob a ótica da integração com a educação e a qualidade de vida. Ademar José de Oliveira Paes Junior, CEO do Lifes Hub e ex-presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), destacou que os temas são interdependentes. “Muitos tributos municipais e federais retornam para a cidade em melhorias que refletem diretamente na qualidade da saúde e de vida dos moradores, por exemplo”, destacou. O médico ainda trouxe a importância de uma colaboração mais estreita entre saúde e educação, para que dados e informações possam ser utilizados de maneira estratégica na prevenção de doenças e na promoção de hábitos saudáveis.

Também estiveram presentes nesse debate o Fabian Artur da Silva, assessor de experiência e sucesso do cliente da Unimed Florianópolis e o cardiologista Fernando Aranha, diretor técnico do hospital SOS Cárdio, que complementou a discussão falando sobre a importância da prevenção à saúde e a necessidade de uma integração de prontuários das redes pública e particular, para a agilidade e qualidade do atendimento aos pacientes. “Tudo está interligado, alimentação, hábitos saudáveis e educação, eles formam uma única cadeia de valor”, disse.

 

Qualidade de Vida: Planejamento e Sustentabilidade

O debate sobre Qualidade de Vida encerrou o painel, falando sobre a importância dos temas anteriores, saúde e educação, para na busca pela melhoria de hábitos saudáveis na população. Thiago Amorim, proprietário da RedeSul e Diretor Financeiro da ACIF, enfatizou que a qualidade de vida passa pelo incentivo a práticas que promovam bem-estar, como a melhoria na mobilidade urbana. Sander de Mira, ex-presidente da ACIF e vice-presidente da FACISC, mencionou o projeto Via Amiga do Ciclista, na contribuição à saúde da população da capital.

“Com a conclusão desta série de painéis, a ACIF reforça seu papel como uma voz ativa na construção das políticas públicas em Florianópolis, evidenciando que o desenvolvimento da cidade depende da sinergia entre educação, saúde e qualidade de vida, entre tantos outros assuntos debatidos anteriormente, como segurança jurídica e mobilidade urbana”, pontuou Célio Bernardi, presidente da ACIF.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais