Uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, a Irani conquista mais um avanço no ranking das melhores empresas brasileiras com base no Modelo de Excelência da Gestão (MEG), promovido pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ).
Com base no MEG 1000, a companhia atingiu 729 pontos e subiu para a categoria Prata, o mais alto nível obtido em todas as avaliações, contra 670 pontos conquistados em 2021. A premiação, que ocorreu no auditório da Federação das Indústrias de São Paulo, na capital paulista, nesta quinta-feira (30/03), é considerada o maior reconhecimento à excelência na administração das empresas brasileiras.
A consolidação deste processo é resultado de um Diagnóstico de Maturidade da Gestão (DMG), que identifica oportunidades de melhoria contínua em qualidade. O MEG reflete a experiência, o conhecimento e o trabalho de pesquisa de diversas organizações do Brasil e do exterior e está baseado em um conjunto de fundamentos que se desdobram em temas e processos que produzem resultados, como desenvolvimento sustentável, adaptabilidade, pensamento sistêmico, liderança transformadora, orientação por resultados, geração de valor, compromissos com as partes interessadas e aprendizado organizacional e Inovação.
“Gestão de excelência, investimentos contínuos em tecnologia, inovação e sustentabilidade precisam estar em sintonia com os anseios da sociedade. Tudo isso mostra que a Irani alcançou esses requisitos a partir de um nível de maturidade elevado de seu sistema de gestão. Nosso negócio vai além da manufatura de papel e embalagem, traduzindo-se pela busca incessante de semear relações e colher prosperidade em favor da vida das pessoas e do planeta”, destaca o diretor-presidente da Irani, Sérgio Ribas.
Os principais pontos fortes da empresa nesta última avaliação foram: Estar no novo Mercado da B3, o mais alto nível de Governança Corporativa, bem como participar da Carteira ISE B3; O modelo de gestão próprio da empresa, com várias fontes de conhecimento e metodologias, além de tema relacionados à Sustentabilidade; e a tomada de decisão envolvendo diversos níveis hierárquicos da organização.
O gerente de Saúde, Segurança, Qualidade e Sustentabilidade da Irani, Leandro Farina, ressalta que o resultado da FNQ representa o reconhecimento pela dedicação de todos os colaboradores da Irani. “Foi um intenso trabalho de março a outubro do ano passado, com a preparação, criação de grupos, validação, implementação, inscrição na FNQ, autoavaliação e auditoria, culminando com mais essa conquista da Companhia”, salienta.