Portal Making Of

Jorge Seif questiona o Governo Federal sobre a diminuição da cota da safra da tainha em SC

O senador Jorge Seif (PL) entregou na quinta-feira, 9, requerimento nos Ministérios do Meio Ambiente, de Marina Silva, e da Pesca, do ministro André de Paula, pedindo informações sobre a drástica redução nas cotas de captura da tainha para a safra de 2023.

A safra da tainha em Santa Catarina acontece de 1º de maio até 10 de julho. No dia 1º de março, Seif esteve numa audiência com o ministro André de Paula pedindo que essa portaria seja revista e também aproveitou para fazer outras reivindicações de quem depende da pesca no Estado.

“Essa portaria inviabilizou o exercício da atividade pesqueira industrial, essencial para a economia de Santa Catarina. Tudo isso de maneira abrupta e sem qualquer discussão prévia com as pessoas e empresas afetadas”, afirmou o senador.

Com essa medida do Governo Federal, Seif disse que os consumidores é que pagarão a conta da diminuição da cota de pesca, pois o produto ficará mais caro para o consumidor final. Ele afirma ainda que a resolução vai prejudicar a cadeia produtiva, como pescadores, empresas pesqueiras, indústrias de transformação e transportadores de pescados e produtos processados.

“A portaria é absurda e não traz informações ou dados técnicos que a sustentem. Por isso, exigimos explicações para essa medida arbitrária”, completou.

Antes de entrar para a política, Jorge Seif trabalhava na JS Pescados, uma empresa familiar especializada na pesca de sardinhas e atuns. Ele foi também Secretário Nacional de Pesca e Aquicultura entre os anos de 2019 e 2022 no Governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais