Portal Making Of

Jorginho Mello anuncia novo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação

Jorginho Mello confirmou o nome de Marcelo Fett Alves como o novo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação nessa quarta-feira, 28, em Florianópolis. O governador eleito atendeu à indicação da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).

A confirmação do nome de Marcelo ocorreu durante reunião do governador com lideranças empresariais do setor, que representa 6% do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense. No encontro, Jorginho reforçou os compromissos que assumiu com a entidade durante a campanha.

Fett é advogado e foi secretário de Desenvolvimento Econômico em São José e Palhoça, foi integrante de conselhos municipais de Inovação, Ciência e Tecnologia na Grande Florianópolis, além de experiências na iniciativa privada.

Marcelo foi candidato a deputado estadual pelo MDB nas eleições de 2022 representando a região da Grande Florianópolis e recebeu 4.552 votos.

Essa escolha atendeu a critérios técnicos, como amplo conhecimento do ecossistema de inovação e tecnologia em Santa Catarina, além de experiências com a gestão pública.

Jorginho reafirmou os compromissos de campanha, com a criação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, a nomeação do indicado pela Acate e a valorização do ecossistema.

“Muitas das dificuldades que enfrentamos podem ser resolvidas com tecnologia. Um Estado de vanguarda como o nosso precisa de um ecossistema de inovação cada vez mais atuante”, disse o governador eleito.

COMPROMISSO

Para Jorginho, a educação, a qualificação profissional, a geração de emprego e renda e a desburocratização estatal terão reflexos com o incentivo ao setor.

As lideranças empresariais valorizaram a abertura proposta por Jorginho e conforme falou o presidente da Acate, Iomani Engelmann, os Estados que investem em tecnologia obtêm um desempenho econômico superior.

Durante a campanha eleitoral, a Acate apresentou nove pontos com os quais pediu o compromisso dos candidatos. Os primeiros tópicos defendiam a criação de um Gabinete de Inovação e o fortalecimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Jorginho foi além, criando uma secretaria exclusiva para o setor.

Entre os outros itens estão a ampliação do repasse de recursos para o desenvolvimento do segmento, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc) e a utilização do Centro de Informática e Automação do Estado (Ciasc) como ferramenta de inovação para o serviço público.

A acate também entende a necessidade da implantação de um programa de formação para profissionais de tecnologia e a disponibilização de recursos de fomento para empresas de tecnologia via bancos públicos estaduais.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais