Na tarde de sexta-feira, 20, o governador Jorginho Mello (PL) esteve em Blumenau entregando várias obras numa parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado.
Na coletiva que deu na entrega da revitalização da Prainha e da obra da margem esquerda do Rio Itajaí, no centro da cidade, ele disse que “o Mário é um prefeito, um homem público que tem espaço em qualquer lugar do governo. É um prefeito que cumpriu a sua missão, é um parceiro e seguramente ele irá para o governo para nos ajudar”.
Jorginho disse que o anúncio da reforma administrativa será feito nos próximos dias e que sua administração terá alguns ajustes. “Não tem pressa, nós vamos fazer alguns ajustes. Sintonia, sintonizar bem o rádio, pode ser que tenha um chiadinho… não é que nem lá no Norte que eles dão o rádio, mas já soldado o ponteiro em tal rádio, o dono do rádio já faz isso. Aqui não, aqui a gente sintoniza na estação que quer”.
Outros dois prefeitos que também devem integrar o Governo do Estado são Fabrício Oliveira (PL), de Balneário Camboriú, que deve assumir a Secretaria de Estado do Turismo, e também o prefeito de Indaial, André Mozer (PL), que está cotado para ser o secretário-adjunto na Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviço, cargo que hoje é ocupado por Jonianderson Menezes.
MÁRIO E JORGINHO
Durante a eleição estadual de 2022, o prefeito Mário Hildebrandt, quando ainda estava no Podemos, foi o coordenador da campanha de reeleição do ex-governador Carlos Moisés (Republicanos).
Pois bem, Jorginho ganhou e virou governador de Santa Catarina e como primeiro ato, cortou todos os Pix prometidos por Carlos Moisés aos prefeitos catarinenses. A relação com Mário não era das mais amigáveis, tanto que a Prefeitura de Blumenau fez um vídeo mostrando obras que não andavam por culpa do governo de Jorginho Mello.
O tempo passou, curiosamente Mário Hildebrandt se filiou no PL, conseguiu colocar a sua vice-prefeita como candidata a vice do deputado estadual Egídio Ferrari (PL) e agora vai de mala e cuia para Florianópolis para assumir a Defesa civil e em 2026 se candidatar a deputado estadual pelo PL do Vale do Itajaí.
Quem perdeu com isso tudo foi o deputado estadual Ivan Naatz (PL), que vê o ainda prefeito de Blumenau sendo o nome preferido do governador Jorginho Mello.
Ivan vai tentar em 2025 a tão sonhada vaga no Tribunal de Justiça de Santa Catarina com, pelo que parece, o apoio do governador de Santa Catarina. Se não conseguir, deve tentar a reeleição para a Assembleia Legislativa contra o próprio Mário.
Fazendo um exercício de futurologia, pode ser que ambos disputem o mesmo cargo por partidos diferentes, mas isso só o tempo dirá.
Veja o vídeo produzido pela Prefeitura de Blumenau em 2023: