Portal Making Of

Jorginho Mello já está unindo o útil ao agradável

Não é segredo para ninguém que o governador Jorginho Mello (PL) está montando a sua equipe de governo já pensando nas eleições municipais de 2024.

Nomes do primeiro e segundo escalão já despontam como possíveis candidatos em suas bases eleitorais e, de quebra, levarão o apoio e a máquina do Governo do Estado.

É fato também que Jorginho trabalha para que o PL tenha candidato a prefeito nas principais cidades do Estado, como Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó, Criciúma, São José, Lages, Itajaí e Tubarão.

O primeiro nome que Jorginho já pensa em colocar na disputa municipal é o do chefe da Casa Civil, Estener Soratto (PL), que é deputado estadual, é filho de um amigo próximo do governador e pode colocar Tubarão, uma importante prefeitura do sul do estado, na base de apoio do Partido Liberal.

A secretária de Saúde Carmen Zanotto (Cidadania) é outro nome mapeado para, mais uma vez, disputar a prefeitura de Lages com o apoio do governador. Lages é a maior cidade do estado e exerce forte influência no Planalto Serrano e sofreu uma baixa na política local com a prisão do prefeito Antônio Ceron (PSD).

Com a indicação do governador para assumir o BRDE, o ex-prefeito de Blumenau João Paulo Kleinubing, que foi parceiro de Jorginho Mello na Câmara dos Deputados, vai ser o nome do Governo do Estado naquela cidade em 2024.

Para assumir o cargo no banco, Kleinubing teve que deixar o União Brasil e seu mandato vai até o início de 2024, quando outro estado do Sul irá indicar o novo presidente. Tudo isso casa com o início do período eleitoral, onde João Paulo provavelmente vai se filiar no PL, deixará o cargo no BRDE para iniciar as tratativas da disputa das eleições municipais.

Em Itajaí, o nome que ganha força para suceder o prefeito Volnei Morastoni (MDB), que não poderá mais concorrer, é o do secretário de Turismo do Estado, Evandro Neiva. Esse seria o nome que casaria o apoio do Governo Municipal e do Governo Estadual.

Para concorrer à Prefeitura de São José, o governador Jorginho Mello já pensa no ex-deputado estadual Bruno Souza. Mas antes ele deve assumir a Fesporte, mas antes disso ele precisa resolver a questão com o partido Novo ou trocar de legenda, indo provavelmente para o PL.

ONDE TERÁ MUITA CONVERSA

Nas cidades de Joinville e Chapecó, os nomes mais fortes para a disputa de 2024 são dos atuais prefeitos Adriano Silva (Novo) e João Rodrigues (PSD). Com eles, Jorginho Mello tem um bom entendimento, mas são costuras políticas difíceis, pois são nomes de peso também para 2026.

Em Florianópolis, o favorito é o prefeito Topázio da Silveira Neto (PSD), mas o maior empecilho de Jorginho Mello é o ex-prefeito Gean Loureiro (UB), que já afirmou que quer ser candidato em 2026 e precisa de Topázio para se manter forte. Ali o governador não tem ninguém forte e por isso precisa trazer o prefeito para o seu lado, isolando Gean.

Criciúma é a cidade que o PL tem vida própria, pois tem na sua direção o deputado federal Daniel Freitas, a deputada federal Júlia Zanatta e o deputado estadual Jessé Lopes. O trio já definiu que Júlia é o nome para concorrer a prefeitura da cidade contra o atual prefeito Clésio Salvaro.

Mas Jorginho, que pensa mais a frente, quer ter o apoio de Salvaro e vai precisar aparar muitas arestas entre ele e os três deputados do PL.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais