Em Washington (EUA), o governador Jorginho Mello (PL) abriu uma rodada de conversas técnicas com a International Finance Corporation (IFC), que é um braço do Banco Mundial especializado em estruturar concessões e parcerias público-privadas.
O governador apresentou três obras consideradas estratégicas para destravar a logística do estado que são a rodovia ViaMar, o primeiro Plano Ferroviário de Santa Catarina e o Transporte Marítimo.
No primeiro trimestre de 2025, os terminais do estado movimentaram 718,4 mil TEUs, quase 20% de todos os contêineres que circularam pelo país no período, o que reforça a urgência de corredores terrestres mais eficientes ligando o interior aos portos.
Com isso, o governador detalhou a ViaMar, que terá 145 km paralelo a BR-101, com seis faixas (três em cada sentido), ligando Joinville ao Contorno Viário da Grande Florianópolis. Os projetos executivos dos quatro primeiros lotes (95 quilômetros entre Joinville e Itajaí) estão em elaboração desde outubro de 2024 com um valor orçado em R$ 9 bilhões para ser viabilizado através de uma PPP.
SEGUNDA PRIORIDADE
A segunda obra apresentada foi o Plano Ferroviário, que engloba 2 corredores de 319 km entre Chapecó e Correia Pinto, cujo contrato de projeto se estende até final de 2025, e a chamada Ferrovia dos Portos, de 62 km entre Araquari e Navegantes, com projeto programado para 2025. A soma dos investimentos previstos ultrapassa R$ 12 bilhões (cerca de US$ 2,3 bilhões), dos quais US$ 2 bilhões referem-se apenas ao trecho Chapecó–Correia Pinto
Para dar segurança jurídica às concessões futuras, o Governo abriu em fevereiro uma consulta pública sobre a Lei Estadual de Ferrovias, última etapa antes do envio do texto à Assembleia Legislativa. A proposta concede ao Estado autonomia para licitar trechos ferroviários e permitir a delegação de ramais federais que estão no fim de concessão. A sociedade teve 30 dias para sugerir ajustes.
TERCEIRA PRIORIDADE
O Transporte Marítimo em regiões com trânsito colapsado, como a Grande Florianópolis e região de Itajaí e Norte também, estão na pauta de prioridades. O Governo quer iniciar projetos e concessões para estimular novas opções de transporte público.
Com o apoio técnico da IFC, Santa Catarina espera concluir ainda em 2025 as modelagens econômicas da ViaMar e dos dois eixos ferroviários. A meta é iniciar a fase de contratação, via PPP ou concessão plena, já em 2026, consolidando o Estado como o principal hub logístico do Sul do Brasil.