Portal Making Of

Jorginho Mello vai fazer a agenda de Bolsonaro para setembro em SC

Desde o início de 2024 o governador Jorginho Mello (PL) tem conversado com o ex-presidente Jair Bolsonaro sobre as eleições municipais em Santa Catarina.

Somente neste ano ele já veio para o nosso Estado seis vezes e de acordo com a vontade dos pré-candidatos a prefeito do PL, terá que vir outras tantas para turbinar algumas candidaturas nos municípios.

Mas o governador de Santa Catarina já está analisando seus candidatos para definir em quais cidades Jair Bolsonaro deverá passar no mês de setembro, o mês que é considerado decisivo nas disputas municipais de 2024.

Em janeiro deste ano o General Braga Neto, que faz parte da assessoria de Bolsonaro dentro do PL nacional, já tinha confidenciado num almoço em São José que o ex-presidente passaria por sete cidades durante as eleições.

Para membros da executiva estadual do Partido Liberal, Bolsonaro precisaria ir até Joinville para ajudar o deputado estadual Sargento Lima; em Criciúma para garantir a vitória para o deputado federal Ricardo Guidi; em Florianópolis para fazer com que Topázio Neto (PSD) liquide a fatura já no primeiro turno; em Balneário Camboriú, apesar do baixo desempenho eleitoral de Peeter Lee Grando; em Blumenau para garantir Egídio Ferrari no provável segundo turno e em Itajaí com Robison Coelho, pois lá a eleição está muito apertada e tem no deputado federal Carlos Chiodini (MDB) e no vereador Osmar Teixeira (PSD) como fortes adversários.   

Cidades como Tubarão, que o PL tem Estêner Soratto como candidato, e em Lages, onde o PL vai apoiar a deputada Carmen Zanotto (Cidadania), membros do partido acreditam que a eleição está bem encaminhada.

As duas cascas de banana estão em Chapecó e em São José. Em Chapecó o PL não sabe se a ida de Bolsonaro ajudaria um futuro nome do partido ou se poderia causar um efeito reverso, pois o próprio ex-presidente diz que o prefeito de Chapecó é um grande amigo e não gostaria de atrapalhar a sua eleição.

Em São José tem a desconfortável situação com a ex-prefeita e candidata do PL, Adeliana Dal Pont. Jair Bolsonaro ainda não se sente confortável em ir para São José por conta dos vídeos usados pela oposição, onde ela critica a sua atuação durante a pandemia de 2020.

Certo mesmo é que está praticamente acertado a vinda de Bolsonaro em setembro para Santa Catarina e os detalhes finais da visita só serão definidos quando a campanha eleitoral começar de fato.

 

 

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais