Portal Making Of

Jornal do Almoço exibe série de reportagens para celebrar o aniversário de Florianópolis

Foto: Josué Betim

Ilha da Magia, das bruxas e benzedeiras, dos pescadores, dos nativos e imigrantes. Florianópolis encanta por sua história, beleza natural e cultura vibrante. Seus encantos atraem turistas de todo o mundo, com praias deslumbrantes para todos os gostos, gastronomia diversificada e uma atmosfera que combina tranquilidade e agito.

Seus morros constituem uma parte fundamental da identidade e do tecido social da cidade. Situadas em diversas regiões da ilha, essas elevações preservam tradições centenárias e abrigam comunidades tradicionais que testemunham o desenvolvimento da cidade ao longo dos anos. Vista de baixo ou de cima, Floripa é um mosaico humano, diverso e autêntico, que preserva o antigo e acolhe o novo.

Na semana do aniversário de Florianópolis, o Jornal do Almoço exibe a série de reportagens “Floripa de Cima”, para marcar os 351 anos de fundação da capital catarinense. Com imagens aéreas de Josué Betim, os repórteres Rafaela Cardoso e Edsoul mostram as curiosidades dos principais pontos da cidade, vistos por um outro ângulo: de cima. E também do chão, conversam com moradores que vivem a cidade de diferentes formas.

 

Passeio guiado pela história de Floripa

A primeira reportagem fez um passeio pelo Centro de Florianópolis: Catedral Metropolitana, Palácio Cruz e Sousa e Praça XV foram vistos de cima, assim como o comércio da Rua Felipe Schmidt e as curvas que formam o terminal de ônibus mais movimentado da cidade. O voo seguiu até o maciço do Morro da Cruz, onde Edsoul visitou as comunidades mais antigas da Ilha, e conversou com moradoras que viram o morro crescer e a cidade se desenvolver.

No segundo episódio, a equipe de reportagem atravessa a ponte Colombo Salles rumo à parte continental da cidade. As imagens mostram pontos estratégicos, como a Beira-Mar Continental e o Estádio Orlando Scarpelli, e seguem rumo à Praia de Itaguaçu, onde as famosas pedras escondem uma lenda até hoje contada pelos moradores. Vamos conhecer um dos primeiros restaurantes da região, que preserva as tradições açorianas.

Na sequência, a série toma o rumo do Norte da ilha e mostra, do alto, a beleza e a vocação das praias mais procuradas por turistas, como o encantador pôr do sol de Santo Antônio de Lisboa. Mas a parada final será no bairro mais rural de Florianópolis, Ratones. Vamos conhecer os moradores que plantam quase tudo o que consomem, e mostrar como é a vida por lá.

Na quarta reportagem da série, o destino é o Leste de Florianópolis. Rafaela Cardoso e o repórter cinematográfico Mateus Castro vão conhecer o dia a dia de uma comunidade na Barra da Lagoa onde o celular nem faz falta.

Para fechar, a reportagem vai até o Sul da Ilha, onde a tradição açoriana se faz presente no Ribeirão. Vamos conhecer de cima a região do aeroporto da capital e passar pelas belezas do Campeche. E, na remota Naufragados, conhecer famílias que têm uma relação especial com o lugar onde só se chega de barco ou trilha.

A série vai ao ar a partir desta segunda, 18, até sexta-feira, 22, a partir das 11h45.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais