O Jornal Nacional estreia hoje, 29, a série “Brasil em Constituição”, que mostra, em 23 episódios — sempre de segunda a sexta-feira —, os avanços obtidos com a Carta Constitucional de 1988, como ela está presente no dia a dia dos cidadãos brasileiros e como é fundamental para a preservação da democracia.
O episódio de estreia explica o que é a Constituição e como ela é fundamental para a preservação da democracia. Ainda na primeira semana, a série conta como surgiram a Carta Magna do Reino Unido, a Constituição dos Estados Unidos e relembra a história das constituições brasileiras até a de 1988, além do período da Ditadura Militar, no qual os brasileiros tiveram os seus direitos banidos.
Serão abordados ainda aspectos da Constituição referentes a diversos temas importantes para a nossa sociedade, como saúde, educação, igualdade de gênero, racismo, casamento homoafetivo, meio ambiente, liberdade de expressão, liberdade religiosa, entre outros.
‘Brasil em Constituição’ será ancorada por William Bonner e Renata Vasconcellos. Segundo a emissora, foram cerca de 10 meses de trabalho, entre o desenvolvimento dos roteiros, as pesquisas nos acervos da emissora e a produção e gravação das reportagens, que são conduzidas pelos repórteres Pedro Bassan e Graziela Azevedo.
Os primeiros episódios também contam com a participação da repórter Mônica Sanches e dos correspondentes nos Estados Unidos, Felipe Santana; e no Reino Unido, Rodrigo Carvalho. Cerca de 30 profissionais foram envolvidos na produção da série, entre repórteres, cinegrafistas, editores de texto, editores de imagem, produtores e pesquisadores.
Mais de 80 entrevistas foram gravadas especialmente para a série, todas nos estúdios da TV Globo. Entre os entrevistados, ministros do Supremo Tribunal Federal, juristas e constitucionalistas, além de pessoas que estiveram no noticiário nas últimas décadas por causa das conquistas obtidas a partir da Constituição de 88.
A série ‘Brasil em Constituição’ será reexibida pela GloboNews, a partir do dia 3 de setembro, sempre aos sábados e domingos, às 23h.