Portal Making Of

José Fritsch será o Superintendente do Ministério do Desenvolvimento Agrário

O petista José Fritsch, que já foi prefeito de Chapecó, ministro da Pesca no primeiro governo do presidente Lula e consultor de bancada do PT no Congresso vai assumir a Superintendência Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar em Santa Catarina.

Fritsch foi também duas vezes candidato a governador de Santa Catarina pelo PT e foi deputado federal entre os anos de 1994 e 1997.

Ele já enviou toda a documentação necessária e sua nomeação vai ser publicada no Diário Oficial da União até o início da próxima semana.

Fritsch quer dar prioridade a produção de alimentos para o mercado interno, apesar de acreditar que a exportação é importante para a balança comercial do país. Pela sua experiência, ele quer também combater o uso demasiado de agrotóxicos nas plantações.

Essa pasta tinha sido extinta em 2016 pelo ex-presidente Michel Temer (MDB) e foi retomada agora no novo governo do presidente Lula. Com isso, os recursos destinados no orçamento anual ainda não são suficientes para todas as ações necessárias.

Então José Fritsch acredita que precisará de muita criatividade e articulação para que, a partir de 2024, se inicie todas as políticas públicas voltada para o agronegócio, em especial a agricultura familiar.

Em 2022 o ex-ministro concorreu na primeira suplência do candidato ao senado, Dário Berger (PSB), mas o então senador terminou na terceira posição, perdendo a vaga para o eleito Jorge Seif, do PL.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais