A Kantar acaba de lançar um estudo a respeito de como o processo de recuperação judicial das Lojas Americanas afeta marcas, categorias e varejistas brasileiros. A companhia tem uma dívida total de R$ 43 bilhões, dos quais aproximadamente R$ 875 milhões são para micro, pequenas e médias empresas brasileiras, de acordo com cálculos divulgados pelo Estadão na segunda-feira, 13.
Nos últimos 12 meses, cerca de 20 milhões de lares brasileiros compraram nas Lojas Americanas. O número reforça a importância da empresa para os consumidores e representa um crescimento de 13% na base de compradores em relação ao intervalo anterior.
Algumas cestas de produtos e categorias devem ser mais impactadas por essa situação. Por exemplo, o estudo da Kantar indica que a recuperação judicial deve afetar bastante a cesta de Higiene e Beleza, que é 41% mais relevante em valor nas Lojas Americanas do que na média do mercado.
A varejista também desponta entre os consumidores nas categorias de indulgências, visto que 26% dos lares compram snacks, biscoitos e chocolates em suas lojas físicas ou online. Já na Páscoa, ela representa 11% do volume vendido em chocolates no Brasil.
“Importante entender quais outros canais poderiam absorver essa demanda das Lojas Americanas. Por exemplo, para o consumidor das Lojas Americanas, o canal Super de Rede (grandes redes de supermercados) é 15% mais representativo em valor do que para a média do mercado”, afirma Rafael Kröger Couto, Diretor de Análises Avançadas da Kantar.