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Kantar: Panorama econômico dificulta consumo sustentável na América Latina

Reprodução

Os esforços dos consumidores latino-americanos em comprar de forma sustentável vêm sendo desafiados pelos panoramas econômico e social deixados pela pandemia de Covid-19. É o que mostra a 4ª edição do estudo Who Cares, Who Does?, produzido pela Kantar.

O estudo divide os consumidores em três grupos de relação com o meio ambiente: EcoDismissers, que têm pouco ou nenhum interesse pelos desafios ambientais do planeta e não estão fazendo nada para mudar esta postura; EcoConsiderers, que tomam algumas medidas para reduzir seu impacto ambiental; e EcoActives, que trabalham constantemente para diminuir os níveis de resíduos plásticos e para proteger o meio ambiente.

De acordo o relatório, o número de EcoActives na América Latina caiu 2% em relação a 2021, representando hoje 14% da população consumidora nessa região. Os EcoDismissers, por sua vez, são hoje 6% mais do que em 2021, totalizando 53% dos consumidores. Os EcoConsiderers somam 33%.

O Brasil sempre esteve abaixo da média da América Latina e hoje essa diferença é maior. Em 2022 são menos brasileiros engajados e mais desinteressados pela questão do meio ambiente do que em 2021. Os actives representam atualmente apenas 5% dos consumidores, 3 pontos percentuais (p.p.) a menos do que em 2021; já os considerers hoje são 16%, -6,4 pontos percentuais (p.p.) do que no ano passado. A marca dos que têm pouco ou nenhum interesse pelo tema chegou a 80% este ano, um salto de +10,5 pontos percentuais (p.p.) em relação a 2021.

Esses números são reflexo do atual momento da economia. Com a inflação dos preços, agravada por fatores como desemprego, os latinos têm tido que fazer escolhas para equilibrar o orçamento, e acabam deixando de lado as preocupações com produtos sustentáveis, que geralmente são mais caros do que os que não têm esse apelo.

Conforme a pesquisa, 47% dos latinos estão totalmente de acordo com a afirmação de que é mais difícil agir de maneira responsável atualmente.

A pesquisa ouviu 99 mil pessoas em 24 países para identificar tendências de comportamento sustentável. Foram realizadas 18.300 entrevistas na América Latina, no Brasil (3.430), Chile (770), Colômbia (1.100), Costa Rica (300), Equador (600), Peru (2.900) e México (9.200), entre os meses de julho e agosto de 2022.

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