Portal Making Of

Kwai investe em reality culinário tendo em vista sucesso de gastronomia e entretenimento no app

O Kwai anuncia o lançamento do Kwai Chef, reality show culinário pioneiro, produzido totalmente em formato vertical e com vídeos curtos, e apresentado por Beatriz Reis, atriz e ex-vendedora que movimentou a última edição do BBB com muito carisma e bordões. Com etapas regionais digitais e uma grande final presencial, o projeto reforça o posicionamento do app como uma plataforma social de entretenimento, com linguagem totalmente proprietária e brasileira.

Produzido em parceria com o Tastemade, um dos maiores canais digitais de gastronomia do mundo, e com patrocínio da marca de temperos Knorr, da Unilever, o novo programa nasceu a partir da análise do comportamento dos próprios usuários do Kwai, ao unir dois dos territórios que mais repercutem no aplicativo: gastronomia e entretenimento. Juntas, as hashtags #comida e #reality tem quase 20 bilhões de visualizações. A plataforma contabiliza cerca de 132 mil posts de receitas diários; 4 milhões mensais; e 4,5 bilhões de visualizações por mês, o que totaliza 27 bilhões de views somente em 2024.

“Comida é um tema que sempre faz sucesso na plataforma, por meio principalmente de receitas, e o entretenimento é outro conteúdo que o brasileiro ama e gosta de comentar sobre, especialmente os realities shows. Como somos uma plataforma em que as pessoas repercutem os acontecimentos, memes e polêmicas dos principais tópicos de entretenimento do país, decidimos juntar esses dois temas para ampliar nosso alcance e gerar mais conversa por meio de um projeto inovador, produzido em formato vertical e vídeos curtos”, explica Claudine Bayma, diretora-geral do Kwai Brasil.

A escolha da ex-BBB para comandar o reality também foi estratégica. Ex-vendedora do Brás, bairro de comércio popular em São Paulo, Bia é a cara do Brasil e sua relação com a plataforma começou antes mesmo de ela deixar a casa mais vigiada do Brasil, no BBB 24, quando se emocionou ao agradecer o Kwai por “terem dado uma festa tão legal para ela”, se referindo à festa de sua liderança, e ainda pediu que “Deus abençoasse a família” dos donos do aplicativo. A história viralizou e ganhou uma resposta de um dos executivos da plataforma, que ficou conhecido como “Dono do Kwai” na web.

 

Kwai e realities shows

O Kwai já investe no mundo dos reality shows há um tempo, com a criação de programas próprios em formato de vídeo vertical, como o Microfone Aberto, em 2021, que, em parceria com a Band, escolheu um repórter para o programa Jogo Aberto. O aplicativo também patrocinou os principais programas do gênero na TV aberta, como A Fazenda 15, em 2023, e o BBB24, reforçando a presença constante da marca no cenário de entretenimento digital.

A análise dos três meses em que BBB24 ficou no ar mostrou que o Kwai ficou na oitava posição entre as marcas mais citadas no programa, com 87,2 mil menções nas redes sociais no total – foram 5 dias no TOP 1 e 26 dias no TOP 5. A hashtag #BBB24 ultrapassou a marca de 11 bilhões de visualizações dentro da plataforma. Já a assinatura “Bom pra Kwai”, criada especialmente para as ações relacionadas ao reallity com a agência BETC HAVAS, registrou um alcance impressionante, com 3,6 milhões de posts com a hashtag #BomPraKwai, o que representa mais de 18 bilhões de visualizações.

Os patrocínios com os reality shows da TV também renderam parcerias que passaram do formato convencional para o digital, com o investimento em talentos revelados por esses programas, assim como está acontecendo com a ex-BBB Beatriz Reis. O Kwai se tornou um celeiro de apresentadores, como JP Sgarbi, vencedor do Microfone Aberto, e o ex-BBB Rodrigo Mussi, que hoje apresentam juntos a mesa redonda Melhor de 3 no app; e as ex-Fazenda Rachel Sherazade, jornalista e apresentadora, e Cariúcha, cantora e influenciadora, que ganharam programas sobre a última edição do reality da Record após o confinamento.

 

A dinâmica do Kwai Chef: disputas, júri e a grande final

Para se inscrever, é preciso produzir um vídeo mostrando o preparo de uma receita de família e postar utilizando a hashtag #kwaichef, além de oficializar a inscrição na página do Kwai Chef, até o dia 9 de agosto. Todos os usuários da plataforma, inclusive aqueles que já fazem muito sucesso com suas receitas, podem participar.

Os vídeos serão avaliados pelo time de jurados do Kwai Chef, formado por cinco criadores de conteúdo de gastronomia do app, cada um representando uma região do país. São eles: os confeiteiros Thiago Barros (Região Norte) e Nathanny Dias (Região Nordeste), Rosangela Rigoni (Centro-Oeste), o cozinheiro catarinense Jobson Amancio (Sul), e Eloá Almeida, (Sudeste).

Entre os critérios avaliados, estão criatividade, desenvoltura, estética e apresentação do prato. O time de jurados selecionará três usuários em cada região do Brasil, totalizando 15 criadores. Nas semifinais, o desafio será reproduzir um prato típico regional ou local – hora, portanto, de colocar as raízes para jogo na cozinha. Depois dessa fase, sobrarão apenas as cinco melhores receitas, uma de cada canto do país.

Na grande final do Kwai Chef, o júri será composto pela apresentadora Beatriz Reis e dois criadores de conteúdo consolidados na plataforma: Bernardo Soares, jovem catarinense que comanda o bombado perfil Reviews do Mustache, e Paloma Souza, atriz e apresentadora baiana. Os cinco finalistas deverão impressioná-los com um menu baseado na famosa e tradicional marmita, ou “quentinha”, como é conhecida Brasil afora. O anúncio do campeão será feito no dia 23 de setembro, na página especial do Kwai Chef.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Grito de liberdade

O Avaí tem mais uma decisão diante do Sport, neste sábado (7), a partir das 19 horas, na Ressacada, para chegar à Série A em

ZAP lança novo filme com Cauã Reymond

Em nova fase da campanha publicitária “Só no ZAP você encontra”, o portal imobiliário ZAP, do Grupo OLX, lança seu segundo filme estrelado por Cauã

Leia mais

Grito de liberdade

O Avaí tem mais uma decisão diante do Sport, neste sábado (7), a partir das 19 horas, na Ressacada, para chegar à Série A em

ZAP lança novo filme com Cauã Reymond

Em nova fase da campanha publicitária “Só no ZAP você encontra”, o portal imobiliário ZAP, do Grupo OLX, lança seu segundo filme estrelado por Cauã