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Lara Nascimento, da Plaenge em SC, fala sobre estratégias para chegada da empresa à região

Lara Nascimento e Carlos Bust

Especialista em Marketing e Comunicação, formada em Design, Lara Nascimento trabalha há três anos no Grupo Plaenge, a maior construtora do Sul do Brasil, nascida em Londrina (PR). No primeiro semestre do ano passado, ela vivenciou um importante desafio profissional, com o anúncio da chegada a Joinville da marca Plaenge, de empreendimentos de alto padrão. A holding já atuava no estado com a marca Vanguard, voltada ao público jovem.

O plano de negócios de Santa Catarina, com cinco empreendimentos para os dois primeiros anos e um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 400 milhões, sinaliza a dimensão desse movimento. A estratégia para divulgar a estreia da marca Plaenge se concentrou em uma ampla campanha publicitária, criada pela agência Imageria, que atende o grupo há vários anos, e na realização de eventos, além de um intenso trabalho de assessoria de imprensa, todos comandados pela Comunicação Corporativa do grupo e com fornecedores locais.

Responsável pelo Marketing em Joinville, Lara fala, nesta entrevista, sobre os objetivos dessas ações.

Evento foodtuck em frente à central de vendas de Joinville

Uma das ações para a consolidação da marca Plaenge, ao longo deste primeiro ano de operação, foi a realização de eventos de relacionamento. Qual a importância dos eventos para dar visibilidade à marca junto ao público local?       

É uma estratégia fundamental, que adotamos também em outras regiões onde operamos. Dessa forma, conseguimos mostrar nosso “jeito de ser” a quem ainda não conhece a marca. Como os eventos se realizam na nossa sede, estamos literalmente abrindo a porta de casa para a comunidade, para clientes e parceiros, para corretores e imobiliárias, que se sentem muito bem recebidos. Mostramos que estamos prontos para receber a todos, mostramos a nossa equipe, e oferecemos o que temos de melhor. Chegamos em Joinville para ficar. Atuamos há 13 anos com a Vanguard e há um ano com a Plaenge, e nossos planos de expansão só aumentam. Então, para nós, é essencial que o joinvilense nos conheça, saia encantado de uma visita, veja de perto os apartamentos decorados em nossa Central de Vendas, e goste de estar por aqui. E é essa, também, a sensação que queremos transmitir com nossos empreendimentos residenciais.

 

Quantos eventos foram realizados e como foi a repercussão?   

Na inauguração da nova Central de Vendas, em dezembro do ano passado, fizemos um primeiro grande evento, com convidados. Neste ano, apostamos em um modelo mais descontraído, trazendo food trucks para se instalar em frente à central, com mesas espalhadas pelo espaço, para estimular a convivência e a interação das pessoas. São eventos ao ar livre, que se baseiam na mesma ideia das chamadas gentilezas urbanas, que levam praças e serviços ao entorno dos empreendimentos residenciais. Ao longo deste ano, foram quatro eventos com food trucks, um no aniversário de Joinville, o segundo no Dia das Mães, depois uma versão junina, e mais uma vez, também, no dia 7 de setembro. Mais de 1 mil pessoas passaram por aqui, e nosso objetivo é que essa afluência aumente cada vez mais. Além dos food trucks, fizemos um desfile em parceria com a marca Le Lis Blanc e um evento de carros de luxo em parceria com a Premium Detalhamento. Também promovemos palestras, rodadas de negócios, cafés especiais e parcerias com instituições joinvilenses.

 

Qual o público-alvo dos eventos?  

Nosso público-alvo são clientes, fornecedores e parceiros, e pessoas que se identificam com a nossa marca e com a cidade.

 

E como foi a concepção?  

O objetivo de todos esses eventos é consolidar esta aproximação com o joinvilense e evidenciar um pouco dos valores e atributos das nossas marcas. Queremos contribuir com a comunidade, deixar a cidade mais bonita, alegre e atraente para morar. A ideia do food truck surgiu na regional de Londrina. Foi construída uma praça em volta da central de atendimento de Londrina e, para a inauguração, foi feito o evento. O público gostou tanto que acabou se repetindo, e hoje ocorre semanalmente por lá. Quando construímos a central de atendimento, com todo um grande quintal ao redor, uma praça maravilhosa – aliás, com projeto do paisagista joinvilense Jordi Castan –, não tivemos dúvida: vamos fazer um food truck por aqui. Mas claro que adaptamos para os gostos e costumes de Joinville. Incluímos mais brinquedos, música, ampliamos a equipe disponível dentro da central para que apresente todo o espaço para quem quiser, investimos mais na decoração, para deixar o local atrativo, bonito, reunimos parceiros de primeira linha em cada um dos serviços e atividades, e fomos atrás dos melhores trucks da cidade. O sucesso dos eventos conta também com a consultoria do comunicador Carlos Bust. Ele vem nos ajudando a implementar alguns eventos e ações que tenham a cara da cidade, aproximando a empresa de parceiros locais e participando de toda a organização.

Jornalista responsável: Guilherme Diefenthaeler

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