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Levantamento mostra quais são os meios mais utilizados para o consumo de notícias no Brasil

Foto: Reprodução/Unsplash

A televisão permanece como a principal fonte de informação dos brasileiros. É o que revela levantamento da YouGov, realizado por meio da ferramenta YouGov Profiles — alimentada por dados coletados diariamente a partir de pesquisas contínuas, com uma amostra de mais de 70 mil pessoas.

De acordo com o levanetamento, 68% dos entrevistados ainda consomem notícias por meio da TV.

Na sequência, os aplicativos de redes sociais aparecem como segunda fonte de informação mais utilizada, com 59% da preferência. Os sites e aplicativos de notícias vêm logo depois, com 54%.

 

Outras fontes

Além da TV e do digital, a conversa com amigos e familiares também se destaca como uma forma relevante de atualização. Cerca de 37% dos entrevistados afirmam recorrer ao círculo social para se manter informados. O rádio segue sendo fonte para 28% da população e os podcasts aparecem com 26%.

Entre as plataformas em ascensão, os boletins informativos por email já superam os impressos. Hoje, 15% da população consome esse tipo de conteúdo por newsletters, enquanto os jornais impressos ficam com 10% e as revistas impressas, com 8%.

Foto: Divulgação

“Essas são informações fundamentais para profissionais de marketing e mídia que são responsáveis por decisões mais estratégicas”, afirma David Eastman, diretor-geral da YouGov para América Latina.

“Com base nos dados, percebemos que jornais e revistas impressas têm perdido relevância e boletins informativos por email ganham espaço, assim como vídeos curtos. Pode-se apostar em segmentação e personalização ou criação de conteúdos que sejam facilmente compartilháveis como forma de criar engajamento e fidelização de audiência.”

O cenário, segundo a YouGov, sugere que planejadores de mídia devem pensar em estratégias que combinem TV e digital como forma de amplificar alcance e engajamento. Para aprofundar o relacionamento com o público, formatos como podcasts e newsletters podem ser alternativas eficazes.

“Estudando os dados, pode-se pensar em modelos como o uso de podcasts e boletins informativos por email para fidelizar e aprofundar temas”, comenta Eastman. Ele também ressalta a importância do fortalecimento das mídias digitais e de conteúdos multimídia para garantir às marcas maior presença com suas audiências. (propmark)

 

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