Com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e do presidente da ALESC, deputado Júlio Garcia, o LIDE Tendências SC reuniu cerca de 200 lideranças empresariais, políticas e institucionais no Rooftop Floripa Square para debater o “Desenvolvimento Econômico Sustentável: Oportunidades e Desafios para a Região Sul e o Futuro do Brasil”, homenagear a resiliência do povo gaúcho frente à maior catástrofe da história do estado (ocorrida em maio de 2024) e anunciar o fórum internacional LIDE Brazil Forum Marrocos.
Homenagem à Resiliência do Povo Gaúcho
Há um ano, o Estado do Rio Grande do Sul enfrentou a mais severa crise ambiental de sua história. Chuvas intensas e enchentes afetaram cerca de 2,4 milhões de pessoas em 478 municípios, resultando em 183 mortes e prejuízos econômicos bilionários. Em reconhecimento à resiliência e espírito empreendedor do povo gaúcho diante dos desafios enfrentados, o LIDE SC prestou uma homenagem especial dos catarinenses ao povo do Rio Grande do Sul, entregando uma Placa de Homenagem ao Governador Eduardo Leite.
O Governador Eduardo Leite ressaltou a importância do compromisso coletivo frente ao desafio da reconstrução: “O momento requer muito mais do que solidariedade, precisamos de governança, transparência e ações coordenadas. O Plano Rio Grande representa esse esforço, estruturado com metas claras, prestação de contas e amplo envolvimento da sociedade. Queremos que essa reconstrução seja referência nacional em sustentabilidade e eficiência”.
Presidente da ALESC reforça a importância das parcerias Público-Privadas como caminho para o desenvolvimento
A abertura do fórum foi conduzida pelo presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Júlio Garcia, que destacou o papel estratégico das parcerias público-privadas para viabilizar grandes investimentos.
“Recursos públicos isoladamente são insuficientes para a demanda existente — seja em infraestrutura, saneamento ou em rodovias, que ainda são nosso principal modal logístico. Precisamos unir esforços entre o setor público e privado para soluções práticas e sustentáveis. Discutir esses temas com profundidade e contar com líderes como o governador Eduardo Leite só engrandece o debate e contribui para o avanço de soluções reais”, afirmou o presidente da ALESC.
Debate reforça papel das lideranças no desenvolvimento regional
Líderes Empresariais debateram o desenvolvimento econômico sustentável sob uma perspectiva além da dimensão ambiental. O presidente do LIDE Tendências SC e CEO do Floripa Square, Valton Werner Junior, destacou a importância da eficiência, da liberdade de mercado e do papel complementar do Estado.
“Num contexto econômico ideal, o Estado deve atuar como catalisador e indutor do crescimento, enquanto o protagonismo do desenvolvimento cabe à iniciativa privada”, afirmou Werner Junior.
Vetores do crescimento estrutural brasileiro, reformas estratégicas, abertura econômica e fortalecimento institucional como pilares essenciais para um desenvolvimento mais sustentável e competitivo, foram a base do painel apresentado pelo CEO da Bateleur e Presidente do LIDE Economia, Fernando Marchet.
Marcelo Repetto, Diretor Regional Sul da Claro Brasil, destacou a “colaboração entre operadoras como fundamental durante a crise no RS e destacou a antecipação da expansão da cobertura rural para 330 localidades até 2026, originalmente previsto para 2030”. Já Ranolfo Vieira Jr., presidente do BRDE, destacou que “em 2024, o Banco registrou um volume recorde de quase R$ 6 bilhões de negócios nos três estados do Sul, sendo que 82% dos negócios estavam ligados ao menos a um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.
LIDE anuncia Fórum em Marrocos para expandir negócios do Sul do Brasil na África
Delton Batista, presidente do LIDE Santa Catarina e Rio Grande do Sul, revelou com exclusividade o próximo grande evento internacional do Grupo de Líderes Empresariais: o “LIDE Brazil Forum Marocco”.
Programado para ocorrer entre 8 e 12 de julho, em Marrakech, a iniciativa estratégica visa posicionar o país do norte africano como uma porta de entrada para que empresários e investidores do sul do Brasil possam explorar e conquistar o vasto mercado da África. Na ocasião, convite para integrar a delegação foi apresentado ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
Batista ressaltou o timing e o potencial da escolha, sublinhando que “dos cinco países que terão maior crescimento do PIB mundial este ano segundo a FMI, quatro são da África”.
“Esse é o nosso próximo fórum para conectar empresários e investidores do sul do Brasil com novos mercados. Temos que buscar, nesses novos tempos, novas possibilidades e não ficar lamentando. É isso que a gente tem feito”, concluiu Delton Batista, reforçando o perfil proativo do LIDE SC/RS em identificar e desenvolver oportunidades concretas para seus filiados.