Portal Making Of

Mau desempenho de 2022 faz partido Novo discutir o seu futuro

Nas eleições de 2022 o partido Novo elegeu apenas três deputados federais (em 2018 elegeu 8 deputados federais), sendo um deles o deputado Gilson Marques, de Santa Catarina. Por conta do desempenho pífio, o partido perdeu o direito de ter tempo de TV e rádio nas próximas eleições e da possibilidade de participar do debate dos líderes no dia a dia e na discussão de matérias e comissões temáticas da Câmara dos Deputados.

Com isso, no dia 10 deste mês, em Brasília, as lideranças do Novo de todo Brasil vão debater o futuro da legenda no Congresso. As perdas se devem por conta de o Novo não ter atingido a cláusula de desempenho, que é de, no mínimo, 5 deputados federais.

Aqui no estado o Novo tem o prefeito de Joinville, Adriano Silva, e reelegeu este ano o deputado Gilson Marques e elegeu o deputado estadual Matheus Cadorin, que vai substituir o deputado estadual Bruno Souza que tentou uma vaga na Câmara Federal, mas não se elegeu.

Para p prefeito de Joinville, que vai participar do encontro, essa discussão vai ser importante para ver os acertos e erros do Novo em 2022. O fato marcante deste fim de ano no Novo foi a desfiliação de João Amoêdo, um dos fundadores, que preferiu apoiar a candidatura do presidente Lula em detrimento da candidatura de Luiz Felipe D´Avila, candidato a presidente do Novo.

Eduardo Ribeiro, presidente nacional do partido Novo, descarta qualquer tipo de fusão, incorporação ou formação de federação com outro partido, pois a legenda não usa os fundos partidários e eleitoral. O que ele admite é a possibilidade da formação de bloco com partidos de direita que pregam os mesmos preceitos econômicos do Novo.

Isso porque o estatuto do partido prevê apenas alianças e coligações com legendas que tenham a mesma linha e ideológica do Novo. Eduardo Ribeiro disse que o Novo não é bolsonarista, mas as suas propostas para o Brasil estão muito distantes do que prega o presidente Lula.

Será discutido também como o Novo se comportará nas eleições municipais de 2024, que terá Adriano Silva disputando a reeleição em Joinville e possivelmente terá Odair Tramontin disputando a Prefeitura de Blumenau.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais