O governador Carlos Moisés (Republicanos) vai se licenciar do cargo e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Moacir Sopelsa (MDB), assume o comando do Governo do Estado na manhã deste sábado, 3.
A solenidade está marcada para o Teatro Pedro Ivo Campos, no Centro Administrativo, em Florianópolis, às 10 horas, com transmissão ao vivo pela TVAL. Essa posse faz parte do acordo entre Moisés e o MDB para que o partido apoie a sua reeleição.
Com isso, o deputado Maurício Eskudlark (PL), que é o 1º vice-presidente da Alesc, ficará no comando do Legislativo catarinense até a volta de Sopelsa. A solenidade de transmissão do cargo acontece às 9 horas no Plenário Deputado Osni Régis, na Assembleia.
Esta será a primeira vez que Moacir Sopelsa, que completará 76 anos de idade no próximo dia 6, vai assumir o comando do Estado. Isso será possível graças às licenças do governador Carlos Moisés e da vice-governadora Daniela Reinehr (PL). Moacir Sopelsa não disputará a reeleição este ano.
“Governar Santa Catarina é uma missão que envolve grande responsabilidade. Esse é o momento mais importante de minha vida pública. Farei o máximo empenho para encerrar bem esse ciclo na política catarinense”, destacou Moacir Sopelsa.
PERFIL DO GOVERNADOR INTERINO
Moacir Sopelsa nasceu em Concórdia, no Oeste catarinense, em 6 de setembro de 1946. É um dos deputados mais experientes da Alesc, com seis legislaturas consecutivas.
É agropecuarista e atuou como presidente das entidades representativas da suinocultura, como a Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) e a Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS).
Sempre filiado ao MDB, ingressou na vida política em 1982, quando foi eleito vereador em Concórdia. Em 1980 assumiu a Secretaria Municipal da Agricultura, Indústria e Comércio de Concórdia.
Em 1992, elegeu-se prefeito de Concórdia para o mandato 1993-1996. Em 1997 atuou como secretário-adjunto da Casa Civil de Santa Catarina no governo de Paulo Afonso Vieira (PMDB).
Em 1998, candidatou-se a deputado estadual e foi eleito para o primeiro mandato, com 19.484 votos. Desde então, sempre se reelegeu para o cargo. Foi duas vezes secretário de Estado da Agricultura, no governo de Luiz Henrique da Silveira e na gestão de Raimundo Colombo.
Em 2 de fevereiro deste ano, foi eleito, por unanimidade, presidente da Assembleia Legislativa, como parte de um acordo com o deputado Mauro de Nadal (MDB) para a divisão da Presidência da Alesc no biênio 2021-2023. Caberá a Sopelsa dar posse, no dia 1º de janeiro de 2023, ao governador que for eleito em outubro deste ano.