Portal Making Of

Mostra Infantojuvenil terá sessão para Neurodivergentes no último dia do FAM 2024

Arte: Divulgação

A 28ª edição do Festival Internacional de Cinema Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM 2024 vai proporcionar uma iniciativa inclusiva na Mostra Infantojuvenil, com uma sessão especialmente dedicada a pessoas Neurodivergentes e PcDs. A sala de cinema será adaptada para proporcionar um ambiente acolhedor, confortável e acessível, pensado para atender às diversas necessidades desse público. A exibição da mostra é gratuita, a entrada é por ordem de chegada,  e acontecerá no dia 11 de setembro, às 14h30, no Cine Show Beiramar Shopping. 

Além das medidas de acessibilidade (Libras e LSE) a sessão também conta com a parceria da CRESCER – Intervenção Comportamental, uma clínica multidisciplinar especializada em desenvolvimento de crianças com diagnóstico de autismo, transtornos motores e atrasos no neurodesenvolvimento. Teremos na sala de cinema o acompanhamento de profissionais da clínica, um cronograma visual que será projetado em tela no início da sessão para auxiliar na concentração do público, a disponibilização de pranchetas de comunicação sobre o cinema, os filmes, e a sessão, para serem compartilhadas com os espectadores que necessitarem. E também a equipe do FAM envolvida na sessão irá receber um treinamento de acessibilidade atitudinal para melhor acolher esses espectadores.

Pessoas Neurodivergentes são os indivíduos com funcionamento neurológico e desenvolvimento cognitivo diferente dos considerados normais pela sociedade, como pessoas com autismo e TDAH, por exemplo. E para esse público, as salas de cinema com muitos estímulos sensoriais, escuridão, som alto e grande fluxo de pessoas podem gerar incômodos. Por isso, o objetivo da sessão da Mostra Infantojuvenil para Neurodivergentes na programação do FAM 2024 é garantir que todos possam desfrutar da magia do cinema de forma confortável e segura.

“O grande slogan do FAM é ‘somos todos fãs de cinema’, e a gente quer conseguir atingir esse ‘todos’,  e poder conseguir dar possibilidade para que todos os públicos e fãs de cinema sejam contemplados dentro do nosso Festival”, declarou a produtora da Mostra, Marina Simioli.

As adaptações da sessão de cinema vão desde a ambientação da sala, com som e luminosidade reduzidos, até a flexibilização das regras de comportamento, permitindo que as crianças e adolescentes expressem suas emoções livremente, quebrando o protocolo das salas tradicionais. Além disso, a sessão terá alguns recursos de acessibilidade exibidos em tela: Legenda para Surdos e Ensurdecidos (LSE) e Libras.

O público que comparecer ao cinema para esta sessão poderá assistir a três curtas-metragens: Juzé (CE), de Raquel Garcia, Pororoca (MG), de Fernanda Roque e Francisco Franco, e Maréu (RJ), de Nicole Schlegel.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Boninho anuncia sua saída da Globo

José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho, anunciou hoje que está de saída da Rede Globo. Após 40 anos de trabalho, o diretor deixará a

Leia mais

Boninho anuncia sua saída da Globo

José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho, anunciou hoje que está de saída da Rede Globo. Após 40 anos de trabalho, o diretor deixará a