Portal Making Of

“Música nos Hospitais: Uma Cura Arretada” – Conheça Matheus Gadelha

Arretado também é o projeto desse cearense! Durante o primeiro semestre de 2025, o violista e musicista Matheus Gadelha está realizando uma série de apresentações gratuitas em hospitais da Grande Florianópolis por meio do “Música nos Hospitais: Uma Cura Arretada”. A iniciativa busca transformar o ambiente hospitalar em um espaço mais acolhedor e lúdico, promovendo o contato com a música instrumental e popular.

Após 12 apresentações já realizadas, o projeto segue com seus últimos três recitais no mês de junho.

Matheus estará no dia 9 de junho no Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, dia 18, no Hospital do Centro de Pesquisa Oncológica (Cepon), também em Florianópolis, e encerra o projeto no dia 25 de junho no Hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes. Todas as apresentações, que levam arte e sensibilidade para pacientes, familiares e profissionais da saúde, iniciam às 14h.

Bacharelado em música pela Universidade de Estado de Santa Catarina (Udesc), Matheus, que iniciou a trajetória musical aos 17 anos, destaca que a proposta sempre teve como objetivo aproximar o público dos instrumentos clássicos e proporcionar uma experiência transformadora por meio da música.

“A minha ideia é de popularizar os instrumentos da música erudita, trazendo repertórios que dialoguem com diferentes públicos e tornando o ambiente hospitalar mais leve e humanizado”, afirma o artista nascido em Crato/CE e residente desde 2018 de Florianópolis.

Para ampliar a diversidade musical e o impacto da iniciativa, Matheus, que é professor de viola e violino da Camerata Florianópolis, conta com a participação dos músicos Iva Giracca, Roger Corrêa, Israel Dutra, Renata Oliveira e da bailarina Fabiana Lessa, durante as apresentações.

“Dividimos as apresentações de acordo com repertórios. Tudo para enriquecer ainda mais a experiência sonora e sensorial dos espectadores que nos recebem”, completa.

O projeto cultural de Matheus Gadelha, é realizado por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, e conta com o incentivo de Bistek Supermercados e Alucal Alumínio Caravaggio Ltda.

Acompanhe a programação completa no @projetoumacuraarretada.

*****

*****

Tá de parabéns

Hoje celebramos o aniversário da bailarina, professora, coreógrafa e diretora artística da renomada Bienal de Tango, Juliana Figueiredo.

Há mais de 30 anos ela leva o tango argentino a diversos palcos, incluindo os  internacionais. Neste ano, Juliana se apresenta ao lado do marido, Fabiano Silveira, na XIII Bienal de Tango aqui em Floripa, que acontece de 4 a 8 de junho. É, motivos para comemorar não faltam. Que seja um sucesso – a vida e a Bienal!

*****

*****

Ciclos e Linhas – o tempo como narrativa

Com o objetivo de aprofundar a relação tempo e memória através da arte, as artistas Ângela Vielitz, Audrey Laus, Bernardete Wrublevski Aued e Miriam Porto, promovem uma série de oficinas de artes.

As atividades, que integram a programação da exposição “Ciclos e Linhas – o tempo como narrativa”, são gratuitas e acontecem na Fundação Hassis, na região continental de Florianópolis. As inscrições, com vagas limitadas, já estão abertas no formulário disponível na bio do @fundacaohassis.

*****

*****

Modelo próprio de academia

A Mormaii Fitness, de Florianópolis, conquistou espaço no Brasil com modelo próprio, único e autoral.

Enquanto o mercado fitness tradicional aposta em alta performance e estética, a empresa foi além: ensinar o corpo a funcionar bem. “O que propomos é uma relação mais madura com o exercício. Não é só sobre resultado. É sobre o processo, constância, autonomia e saúde com prazer”, diz o CEO Enrico Ferrari.

A empresa trabalha o conceito “Academia diferente”. Segundo o marketing da marca, são elementos vivos de uma nova forma de praticar saúde, integrando ciência do movimento e acolhimento.

*****

*****

Arraiá do Lira

O quase centenário Lira, abrirá suas portas bem no Centro da cidade para um arraiá aberto à comunidade com participação do Boi de Mamão do Ribeirão da Ilha .

Com direito a tudo que uma boa festa junina merece, o Lira Tênis Clube vai abrir as portas da sua sede, nos altos da rua Felipe Schmidt, bem no Centro de Florianópolis,  dia 7 de junho, a partir das 15 horas, para mais uma  edição do seu tradicional Arraiá do Lira.

Com entrada franca, a festa vai contar com decoração especial, muita música e danças como a quadrilha, brincadeiras para toda a família com atenção profissional da equipe de recreadores da Criativo Cultural e barraquinhas de comidas típicas. O ponto alto, será a apresentação do tradicional Boi de Mamão do Ribeirão da Ilha.

*****

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Anna Maya é premiada internacionalmente

Anna Maya está sempre em notícias que nos dão orgulho. Após uma passagem pela Milano Design Week, a designer e arquiteta (@annamaya.design) foi reconhecida internacionalmente

Anna Maya é premiada internacionalmente

Anna Maya está sempre em notícias que nos dão orgulho. Após uma passagem pela Milano Design Week, a designer e arquiteta (@annamaya.design) foi reconhecida internacionalmente