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“Música tem dono” é nova campanha do Ecad em defesa dos direitos autorais

Foto: Divulgação

A música faz parte de nossas vidas, tem o poder de marcar momentos importantes e é um dos motores da economia criativa do país, impulsionando diferentes negócios e eventos. Em defesa da música e de seus criadores, o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) lança este mês uma campanha institucional com o conceito “Música tem dono”. Criada pela agência Camisa 10, a campanha se propõe a construir uma comunicação direta com quem utiliza música em locais de frequência coletiva para reforçar a conscientização sobre a obrigatoriedade do licenciamento musical e do impacto social promovido pela remuneração da classe artística.

A campanha prevê alcançar diferentes segmentos responsáveis pelo pagamento de direitos autorais. Inicialmente o foco será o segmento de Usuários Gerais, que engloba restaurantes, bares, lojas, hotéis, academias e demais estabelecimentos comerciais. Com diferentes formatos de mídia, estão previstas ações como landing page, campanha em redes sociais, spots publicitários, branded content em portais de notícias locais e exibição do filme da campanha em plataformas de grande alcance, como Globoplay, Spotify e UOL.

O filme da campanha apresenta um enredo que mostra como a vida e o mundo são melhores com música e destaca vivências e momentos do dia a dia que são inimagináveis sem ela, como a canção que marca os relacionamentos, os shows inesquecíveis, as memórias musicais da infância ou a trilha sonora que motiva a todos na academia. Por fim, ressalta a importância de reconhecer que toda música tem um dono e, por isso, o pagamento dos direitos autorais é garantido no Brasil.

“Como a música está em praticamente todos os lugares e faz parte de nossas vidas, algumas pessoas esquecem que ela tem dono e que alguém foi responsável por sua criação. A campanha foca em trazer essa mensagem sobre a importância de respeitar o trabalho musical e reconhecer que ele deve ser remunerado. Nosso objetivo foi fazer uma campanha leve e que apresentasse essa conexão da música com o nosso dia a dia”, disse Isabel Amorim, superintendente executiva do Ecad.

O Ecad é uma instituição privada, sem fins lucrativos e responsável por arrecadar e distribuir direitos autorais no Brasil quando há utilização pública de música em qualquer canal ou espaço: rádio, TV, cinema, estabelecimentos comerciais, plataformas digitais, casas de festas, shows e outros locais de frequência coletiva. É por meio desse trabalho e das determinações da Lei dos Direitos Autorais (9.610/98) que a instituição garante a remuneração a autores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos nacionais e estrangeiros.

FICHA TÉCNICA

Cliente: Ecad
Agência: Camisa 10
Direção de Criação: Bruno Richter e Victor Vicente
Redator: Victor Vicente e Bruno Castor
Direção de Arte: Bruno Richter, Pedro Thiago e Jennifer Dias
Mídia ON: Diogo Azevedo e Caio Imenes
Mídia OFF: Jussara Barbosa
Programação LP: André Zupekan
Diretora de Planejamento, Contas e Mídia: Erika Millan
Produção dos Filmes: Silence
Aprovação: Paula Novo, Susana Batista e Marcela Pennafort Borga

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