Portal Making Of

Nestlé Brasil chega a acordo para aquisição do Grupo CRM, dono da Kopenhagen

Wilson Rosa, Renata Vichi e Marcelo Melchior. (Foto: Lu Prezia)

A Nestlé Brasil assinou hoje, 7, contrato para aquisição do Grupo CRM, dono dos negócios Kopenhagen e Brasil Cacau. Pela estrutura da transação, a Nestlé adquire a totalidade da participação do FIP Dutch, cujos quotistas são fundos geridos pela Advent International, no Grupo CRM. O negócio está sujeito à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e será submetido ao órgão regulador nas próximas semanas. A expectativa é de o que fechamento da transação ocorra em 2024. Os detalhes financeiros envolvidos não estão sendo divulgados.

Renata Moraes Vichi, que está na empresa há 25 anos, continuará à frente da operação do Grupo, como acionista e CEO. O Grupo CRM tem hoje mais de 1.000 lojas e é um dos maiores franqueadores do Brasil. O controle acionário permitirá à Nestlé participar de um segmento diferenciado, agregando à sua estrutura um novo modelo de negócio com a rede de lojas que oferece uma experiência exclusiva aos consumidores aliando chocolates finos ao café. Ao mesmo tempo, a Nestlé estará comprometida em alavancar ainda mais o crescimento do Grupo CRM.

“Consideramos essencial para o sucesso da transação a permanência da Renata na gestão por seu profundo conhecimento do negócio, resultados e pela paixão com a qual vem conduzindo a empresa nos últimos 25 anos, culminando em uma trajetória consistente de desenvolvimento”, afirma Marcelo Melchior, CEO da Nestlé Brasil. “Entendemos que temos uma grande oportunidade de acelerarmos segmentos de maior valor agregado, fortalecendo ainda mais a categoria de Chocolates no Brasil.”

Marcelo Melchior e Renata Vichi. (Foto: Lu Prezia)

Marca centenária, a história da Kopenhagen começa em 1928 e segue atravessando décadas sempre distinguida pela inovação. Clássicos como Língua de Gato, Nhá Benta, Lajotinha, Chumbinho e Cherry Brand são produtos icônicos e queridos dos brasileiros: com mais de 600 lojas, a Kopenhagen está presente em todos os estados brasileiros. Já as lojas Brasil Cacau estão no mercado desde 2009 e nasceram com a missão de democratizar o chocolate de qualidade no país. Hoje, possui mais de 400 unidades distribuídas em todo o Brasil.

Em 2020, os fundos geridos pela Advent adquiriram o controle do Grupo CRM com o objetivo de apoiar o crescimento da companhia. Em três anos, a gestora de private equity impulsionou a abertura de novas lojas, cumprindo os planos de expansão do Grupo. Além disso, agregou conhecimento do varejo e tecnologia voltada a acelerar a transformação digital da rede.

“Estou à frente das marcas Kopenhagen e Brasil Cacau há mais de duas décadas e, desde que assumi a minha primeira posição no Grupo, minha linha de gestão sempre esteve fundamentada no propósito de perpetuar as nossas marcas e, a partir desse objetivo, todas as estratégias e inovações são empreendidas. Tenho orgulho de ver tudo o que construímos junto aos nossos mais de 590 franqueados e 2 mil colaboradores. Partimos de um grupo familiar que sempre teve uma governança robusta, com uma cultura forte e propulsora, onde a preservação dos territórios de cada marca e seus movimentos sempre foi prioridade. Com valores inegociáveis crescemos e nos estabelecemos como um dos maiores grupos franqueadores do país. Ao lado da Advent, fizemos em 3 anos o resultado que era esperado para 5, e hoje firmamos essa parceria com a Nestlé certos de que ainda temos um longo caminho a percorrer até o nosso sonho grande. Estou segura de que hoje demos um passo gigante rumo a esse futuro que, como grupo, construímos todos os dias”, celebra Renata Vichi, CEO do Grupo CRM.

“Fazer parcerias com empreendedores na gestão das empresas em que investimos está no coração da estratégia de geração de valor da Advent, e ficamos muito felizes por aquilo que conquistamos ao lado da Renata e de seu time no Grupo CRM”, diz Wilson Rosa, sócio da Advent corresponsável pelos investimentos em empresas de varejo e consumo na América Latina. Desde 1997, a Advent investiu em 24 empresas dos dois setores na região. “Sob o controle da Advent, o grupo CRM cresceu significativamente, consolidando-se como líder do segmento de chocolates premium e uma das principais empresas do pujante mercado de franquias brasileiro”.

A relação que se estabelece entre a Nestlé e o Grupo CRM permitirá capturar oportunidades em diversas avenidas de crescimento com foco em inovação, digitalização, exploração de novas categorias e canais, além de permitir ampliação das iniciativas de sustentabilidade relevantes para o negócio de chocolates.

 

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Destaques da semana no Portal Making Of

Selecionamos aqui os destaques da semana na Making Of. Confira abaixo uma pequena descrição de cada uma e o link para você acessá-la. Claiton Selistre

Leia mais

Destaques da semana no Portal Making Of

Selecionamos aqui os destaques da semana na Making Of. Confira abaixo uma pequena descrição de cada uma e o link para você acessá-la. Claiton Selistre