Após se envolver em polêmica nas redes sociais, a Nike vai vetar nomes religiosos nas camisas da Seleção Brasileira. A confusão começou em agosto, quando foi lançada a nova coleção da camisa canarinho.
Internautas apontaram que palavras ligadas a religiões de matrizes africanas, como “Exu” e “Ogum”, apareciam como “indisponíveis” no serviço de customização oferecido pela marcan por outro lado, termos como “Jesus” e “Cristo” estavam liberados.
De acordo com o portal UOL, um consumidor entrou com uma representação no Ministério Público Federal (MPF) solicitando apuração do caso, o que resultou em uma reunião entre a Fisia, distribuidora da Nike no Brasil, e a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão no Rio de Janeiro, em 11 de novembro. As partes firmaram um acordo, anunciado pela marca nesta quarta-feira, 16.
A companhia se comprometeu a garantir que a política de marketing da marca não vai praticar ações que possam configurar como discriminação religiosa. Na prática, termos ligados a religiões de matrizes africanas seguem “indisponíveis” para customizar as camisas, o que também passa a ser o caso para vocábulos relacionados a quaisquer outras religiões.
Sendo assim, as palavras “Jesus” e “Cristo” estão incluídas na lista de vetos.