1 – Legitimidade
O Ministério Público não tem legitimidade para celebrar acordos com entidades esportivas. E a insistência pode induzir a FIFA a afastar a seleção brasileira de futebol do Mundial da América, que será celebrado em 2026 no Canadá, Estados Unidos e México. Aprendi que antes de esgotar a justiça esportiva, um fórum de justiça comum de qualquer país não pode intervir em uma entidade vinculada a uma instituição planetária.
2 – Ednaldo afastado da CBF
O juiz Gabriel Zéfiro, afastou Ednaldo Rodrigues da presidência da CBF por suspeita de falsificação de assinatura do cel. Antônio Carlos Mendes. O Ministério Público não tem competência para julgar processos e interferir na CBF, uma entidade vinculada a uma instituição planetária. É como tentar intervir nas decisões tomadas pela ONU. O processo e a denúncia teria que passar por todos os fórum esportivos, inclusiva a Corte Arbitral do Esporte com sede na Suíça.
3 – Jurisprudência
Existe uma jurisprudência formada que recolocará Ednaldo Rodrigues na previdência, cargo que Fernando Sarney usurpou, pois ele é o maior interessado por ter sido o autor da denúncia. E além disso, se o desembargador quer ser honesto ele tem que agir obedecendo os estatutos da CBF, em vigor, que prevê que no afastamento de Ednaldo, quem deveria assumir é o vice-presidente mais idoso, como ocorreu quando Marco Polo Del Nero foi desenfestado e o Coronel Nunes, o mais velho e, ainda lúcido na época, assumiu.
4 – Ancelotti continua

Prevendo a “muvuca” Ednaldo, em função desse desencontro, antecipou a divulgação da assinatura do contrato entre a CBF, com o treinador Carlos Ancelotti. Ednaldo prevendo que no Brasil sempre tem uma ‘bala perdida”, anunciou que o italiano estava contratado e Fernando Sarney, estando temporário, não pode desfazer o acordo.
Ah, e nem o desembargador Gabriel Zéfiro.
5 – Hipótese
O desembargador Gabriel Zéfiro se mantiver o afastamento do Ednaldo Rodrigues por suspeita ou sugestão, de que a assinatura do cel. Nunes foi falsificada, interferirá na CBF, uma entidade filiada a FIFA, que, com autoridade, pode afastar a seleção de futebol do Brasil do Mundial de 2026.
6 – Efeito dominó
O futebol como entendo, obedece regras, que só podem ser modificadas por membros nomeados pela FIFA e os presidentes da ligas da Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda. Qualquer decisão de uma justiça comum, de qualquer país pode afetar o futebol no mundo, produzindo um efeito dominó no mundo, afetando as instituições vinculada a FIFA
7 – A defesa
A FIFA não irá defender o Ednaldo Rodrigues, mas a instituição CBF e se houve irregularidade, existem fóruns esportivos vinculados a CBF, Conmebol e FIFA que podem analisar se houve ou não irregularidades na eleição de Ednaldo a CBF, que só termina na Corte Arbitral do Esporte, na Suíça. Sobre esse processo, o ministro Gilmar Mendes, do STJ já decidiu a favor do atual presidente e contra Fernando Sarney.
8 – Simplificando
É como se o desembargador Zéfiro condenasse o MacDonald modificar o CEO no Brasil. No mesmo instante a matriz nos Estados Unidos mandaria retirar o nome da franquia, por interferência em seus negócios.
Seria como obrigar a Coca Cola a divulgar o segredo da fórmula de fabricação do seu refrigerante, uma decisão universal que um fórum, sediado no Rio, por mais antinomia que possa existir no Judiciário Brasileiro, não pode .
9 – Resultado do Avaí

Empatou com a Ferroviária em 1 a 1 e com esse resultado está em quarto lugar na Série B, num jogo que mais defendeu do que atacou. Eu não vi, pela TV, Cleber fazer 1 a 0, logo no início aos seis minutos. Depois o time do Jair só defendeu e tentou contra-atacar sem resultado.
No final do primeiro tempo, de tanto defender, o Avaí tomou o empate, depois de um escanteio, a defesa ficou olhando e Thiago Lopes, de cabeça fez o 1 a 1 final.
No segundo tempo eles tentaram, tentaram e tentaram.
10 – Rezar junto é o melhor remédio

Na foto os ex-presidentes do Figueirense na frente da antiga cede do Lira Tênis Clube. José Newton Szpoganicz é o único ainda vivo. Como Paulo Prisco Paraíso anda “rezando” e pedindo ao Senhor dos Passos que guie o clube em direção a “Terra Prometida” – a Série B, aproveito para sugerir um pedido, que lá do alto do céu: Nivaldo Machado, Major Ortiga, Eurico Hosterno, Nestor Ferrari, José dos Passos Xavier; ex-jogadores como Careca, Meireles e Procópio e dirigente: Ariel Botafogo Filho façam uma rodinha e rezem, porque a coisa aqui em baixo está feia, mesmo com a chegada de outro polaco: Daniel Kaminimski possa melhorar.

11 – Agora a TV Globo
Manipular e sensibilizar os presidentes de federações para abandonarem Ednaldo Rodrigues, esquecendo que o poder ainda continua com ele, pois se cederem os seus cargos e decisões ficaram a mercês de qualquer juiz de direito de alguma comarca do interior. É nessa hora que eles têm que se unirem e lembrar que o afastamento do Marco Paulo Del Neto partiu da FIFA e da Corte Arbitral do Esporte e não do judiciário brasileiro, muito menos do Sarney e da Globo.
FIM