Portal Making Of

Nova e jovem geração de artistas de SC

Amanhã, 30 de novembro, conheceremos o grande vencedor do Prêmio AF de Arte Contemporânea, uma das mais importantes premiações do estado, que é promovida pela Aliança Francesa de Florianópolis.

O Centro Integrado de Cultura (CIC) recebe a 9ª edição do Prêmio com três finalistas: Bill Or (Itajaí), Mauricio Igor (Florianópolis) e Lucas Pereira Elias (Sombrio), que apresentarão suas obras em mostra coletiva no Espaço Lindolf Bell.

O mais bacana é que o vencedor deste ano receberá como prêmio, uma residência artística de três meses na Cité Internationale des Arts, em Paris. Imagina a ansiedade desses jovens talentos catarinenses!

Vale destacar que o consenso entre o júri da edição 2022 foi uma das seleções mais interessantes dos últimos anos, com artistas de altíssimo nível. Em comum, os três selecionados são artistas jovens, todos com menos de 30 anos, mas com uma trajetória já bem consistente. Para a artista Anna Moraes, que assina a expografia e curadoria, a mostra expões um recorte interessante da novíssima geração de artistas que atuam no estado

— Ainda que jovens, é visível e reconhecido o potencial artístico dos três. Eles já têm em seus currículos participações em exposições, editais e prêmios importantes e uma rica atuação em pesquisa artística no campo da arte e cultura — diz Anna Moraes.

Transições entre ficção e realidade

Os três artistas têm uma produção baseada em percepções muito diferentes de mundo e utilizam mídias e suportes singulares. Bill Or, de Itajaí, por exemplo, pesquisa relações entre literatura e artes visuais, ficção e realidade, hardware e software, a partir de procedimentos de apropriação, coleção e edição com desdobramentos em performances.

Mauricio Igor, paraense radicado em Florianópolis, investiga questões de identidades em temas como gênero, sexualidade, miscigenação, decolonialidade e o cotidiano, desde a região amazônica, de onde é natural, aos trânsitos pelo Brasil e fora.

Do Sul do Estado vem Lucas Pereira Elias, artista que elabora narrativas poéticas e políticas a partir da observação de objetos cotidianos, principalmente em aquarela sobre papel, bordado e acrílica sobre lona. Alia a pesquisa sobre temática ambiental que parte de uma relação afetiva e familiar principalmente com sua avó.

Exposição com diferentes mídias

As obras selecionadas para a exposição transitam entre mídias, com desenhos e instalações, imagem e áudio, trabalho final e processo.

— Uma característica bem interessante dos três é essa ideia mais aberta de processo e obra final, e de apresentar trabalhos que funcionam em relação com outros trabalhos — observa a curadora.

*****

*****

Clube de Colecionadores

Falando em arte… Nesta quinta, dia 1º, o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação amplia as metas do Plano Educativo no terceiro encontro da ação Instituto Conversa, que tem como convidado Ylmar Corrêa Neto, colecionador, pesquisador de arte, médico e professor.

A fala “Um Clube de Colecionadores em Coqueiros” quer atrair pessoas envolvidas com coleções de arte e, também, criar o Clube de Colecionadores de Arte de Coqueiros (CCAC), o primeiro do Estado, que deve se reunir a cada dois meses para debater temas relativos ao colecionismo contemporâneo.

Como pesquisador e colecionador, detentor da Coleção Catarina, Ylmar já organizou e escreveu livros e fez a curadoria de exposições de Eli Heil, Rodrigo de Haro (1939-2021), Carlos Asp, Gaiad e do acervo do Museu de Arte de Santa Catarina (Masc). Ele irá coordenar o CCAC, que leva na sua logomarca um detalhe da obra “Coqueiro do Brasil” (1815), de Louis Choris ([1795-1828), uma litogravura aquarelada, gravada por Louis Choris e Langlumé. A obra integra a Coleção Catarina.

Saiba mais em

www.institutocollacopaulo.com.br

@institutocollacopaulo

*****

*****

Celebrando em Trancoso

A linda Déborah Viegas já está celebrando o aniversário há cinco dias na Bahia! É festa que não acaba mais! A gata embarcou pra lá com um time de amigas fantásticas, entre ela a top Liana Gualberto, que anda brilhando no instagram com 45 quilinhos a menos. Só as gatas abalando as estruturas de Trancoso. Que gostoso! Feliz aniversário, @dehviegas!

*****

Só comprovando…

Só pra mostrar o que disse acima, aí está ela, brilhando na passarela (e incomodando muita gente! ahaha). Liana Gualberto, magra, divina e comemorando seu aniversário com uma festona que aconteceu esse mês em Garopaba. Alías, a gata esteve em Noronha, chegou e montou a “Farofa da Lkay” em Garopaba e agora está em Tracoso. Só destinos mais ou menos…

*****

Um “Olhar Amigo’ transforma vidas

Doar conhecimento, armações e lentes de grau separadamente pode parecer pouco e sem sentido no início, mas quando ocorre a união desses três elementos, crianças têm suas vidas transformadas.

E nesta 6ª edição do Projeto Olhar Amigo, 58 crianças assistidas pelo Instituto Guga Kuerten foram contempladas com óculos de grau. Por trás desta ação social que em seis edições já ofertou 551 óculos de grau, está a união de quatro empresas – Hospital de Olhos de Florianópolis, Óticas Carol, Repro Essilor Luxottica e Triertec.

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Festa para a autoestima e a saúde

O mês de setembro começou em festa para a empresária Michelle Machado. Ontem (2), ela recebeu cerca de 200 pessoas para celebrar a nova sede

Festa para a autoestima e a saúde

O mês de setembro começou em festa para a empresária Michelle Machado. Ontem (2), ela recebeu cerca de 200 pessoas para celebrar a nova sede