Portal Making Of

O Grande Debate está de volta à CNN Brasil

A partir da esquerda (no alto): José Eduardo Cardozo, Gabriela Araujo, Vinicius Poit, (abaixo) Roberto Tardelli, Samantha Meyer e Caio Coppolla. Crédito: Lucas Lopes/CNN Brasil

O Grande Debate está de volta à programação da CNN Brasil. Em novo formato, o programa estreia no próximo dia 13 de abril, às 12h30, com apresentação e mediação da jornalista e apresentadora Luciana Barreto.

Serão seis debatedores que trarão mais calor, mais opinião, mais contrapontos. Caio Coppolla, que esteve na primeira edição do programa, está de volta à casa.

Completam o time de debatedores de perfil conservador a advogada Samantha Meyer e o ex-deputado federal do Partido Novo, Vinicius Poit. Do lado progressista, estão o ex-ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a advogada Gabriela Araujo e o ex-procurador de Justiça Roberto Tardelli, do caso Suzane Richthofen.

Os debatedores farão um rodízio ao longo da semana, de modo a haver sempre quatro deles no programa, entre presentes no estúdio e os que participam por meio do telão. A atração será exibida das 12h30 às 15h.

“É fundamental que as pessoas tenham o direito de colocar a sua opinião, sempre aceitando o contraditório, obviamente. Agora é importante ressaltar que sejam respeitadas a ética, a verdade e a lei, é claro! De minha parte, é desafiador e interessante mediar vozes que se opõem entre si, mas que não são binárias. Esse é o propósito do novo Grande Debate. Vamos sentar à mesa, defender, debater e saber ouvir, sempre com muito respeito”, afirma Luciana Barreto.

Os integrantes do novo “O Grande Debate”

Caio Coppolla – Caio de Arruda Miranda, 36 anos, paulistano, jornalista e formado em Direito pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da USP. Integrante da primeira edição de O Grande Dabate, ele ficou na empresa até outubro de 2021, com muito destaque como comentarista político, tendo também estrelado o quadro “Liberdade de Opiniao”. Com mais de dois milhões de seguidores nas redes sociais, Caio Coppolla retorna à CNN Brasil.

Gabriela Araujo – Advogada e professora de Direito Constitucional, Gabriela Araujo é uma das coordenadoras do Grupo Prerrogativas, coletivo de juristas, advogados e juízes de visão política de esquerda. Ela foi contratada recentemente pela CNN Brasil para integrar o time fixo de comentaristas do CNN Arena.

Gabriela é sócia-fundadora da Araujo Recchia Santos Sociedade de Advogadas e integrante da Comissão Especial de Direito Eleitoral da OAB nacional, membro efetivo da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SP, além de ser diretora cultural e de Relações Internacionais do Sindicato dos Advogados do Estado de São Paulo. É também professora na graduação da Faculdade de Direito da PUC-SP, mesma universidade onde concluiu a graduação, o mestrado e o doutorado em Direito Constitucional. Tem ainda especialização na área pela Universidade de Pisa, da Itália. Lançou recentemente o livro “Mulheres na Política Brasileira: Desafios Rumo à Democracia Paritária Participativa” (Arraes Editora). Na obra, analisa as origens históricas das desigualdades de gênero na política, no Brasil e no mundo.

José Eduardo Cardozo, 62 anos, tem ampla experiência em cargos no Poder Executivo, tendo sido ministro da Justiça nos dois governos de Dilma Rousseff (2010-2014 e 2015-2016), além de ter sido titular da Advocacia Geral da União no segundo mandato, interrompido, da presidente.

Cardoso também foi deputado federal pelo PT/SP, além de ter atuado por mais de 30 anos como procurador do município de São Paulo. Foi ainda Secretário Municipal de Governo da cidade de São Paulo durante a administração da prefeita Luiza Erundina (1989 a 1992), então suplente, ele assumiu o cargo de vereador em 1995, tendo sido reeleito mais duas vezes, até ir para a Câmara Federal dos Deputados em 2002, onde se reelegeu novamente em 2006.

No Congresso, foi o principal relator do projeto de lei de iniciativa popular da Ficha Limpa.

Ele fundou o escritório de advocacia Martins Cardozo Advogados Associados, com sede em Brasília e filial no Rio de Janeiro.

Roberto Tardelli é advogado criminalista, sócio na TG Criminalistas e integrante do Prerrô, Grupo Prerrogativas, que conta com a colaboração de juristas, juízes, advogados, professores e pesquisadores de diversas áreas do Direito, todos identificados com a linha progressistas. Ele é ex-procurador de justiça do Ministério Público de São Paulo. Em um dos episódios de maior repercussão na Justiça de SP nos anos 2000, ele esteve à frente da acusação no caso da família Richthofen. O crime alcançou grande repercussão, levando à condenação dos autores do assassinato, os irmãos Daniel e Christian Cravinhos, além de Suzana Richthofen, considerada pelos jurados também como culpada pela facilitação junto aos autores dos assassinatos.

Samantha Meyer, advogada, doutora em Direito pela PUC_SP. Ela é presidente da Academia Internacional de Direito e Economia. Também é professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade Nove de Julho. Ela foi candidata a deputada-federal pelo PP-DF nas últimas eleições. Ainda, é Membro do Conselho de Estudos Nacionais e Políticos da Fiesp/Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, e membro do Conselho Superior de Direito da Fecomercio SP.

Vinicius Poit foi deputado federal (2018-2022) pelo Partido Novo. Pela mesma legenda, foi candidato ao Governo do Estado de São Paulo nas eleições de 2022, tendo ficado em quarto lugar e tendo recebido aproximadamente 389 mil votos. No Congresso Nacional, em seu primeiro mandato, foi eleito coordenador da maior bancada estadual no Congresso, a paulista. Com formação em Administração de Empresas, ele tem experiência em gestão e reestruturação de Negócios, envolvendo-se com as áreas administrativa, financeira, comercial e operacional, participando de políticas de investimentos e coordenação de planos de corte de custos, análise estratégica e também negociação para a entrada de novos investidores. Poit também tem conhecimentos e networking no ecossistema de Empreendedorismo e Startups.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Jogos, interino, varinha de mágico

1 – Brasileiros de futebol Sexta, o Avaí está em Belém para enfrentar o Paysandu, às 19h; sábado, será Chape x América às 16h; domingo,

Leia mais

Jogos, interino, varinha de mágico

1 – Brasileiros de futebol Sexta, o Avaí está em Belém para enfrentar o Paysandu, às 19h; sábado, será Chape x América às 16h; domingo,