Enfim chegamos ao último dia de 2024 e neste ano tivemos uma das eleições municipais mais estratégicas dos últimos tempos por ter tido chapas montadas já pensando na eleição de 2026.
E seis políticos catarinenses acabaram tendo maior destaque por conta do trabalho feito nestes últimos doze meses e podem colher ainda mais em 2025.
O grande protagonista de 2024 foi o governador Jorginho Mello (PL), que por conta do trabalho que fez, filiando muitos políticos importantes de todas as regiões no PL, o partido, que em 2020 elegeu 28 prefeitos, passou a ter neste ano 90 prefeitos.
Politicamente, Jorginho se mostrou muito certeiro e soube negociar bem até com prefeitos que eram contrários à sua administração, como foi o caso de Mário Hildebrandt (Blumenau), que acabou se transformando num grande cabo eleitoral do PL e será até o seu próximo secretário de Estado no ano que vem.
Outro nome que, mesmo não aparecendo muito ainda é o político mais influente de Santa Catarina, também foi um destaque em 2024. No início de 2023 Júlio Garcia já deu um cheque mate no PL dentro da Assembleia Legislativa colocando Mauro de Nadal (MDB) na presidência. E no fim de 2024 repetiu a dose e agora ele será o próximo presidente da Alesc a partir de 2025.
Clésio Salvaro talvez tenha sido o prefeito que mais viveu altos e baixos durante o ano de 2024. Ele trocou o PSDB pelo PSD exigindo indicar o candidato a prefeito do partido. Inicialmente escolheu o vereador Arleu da Silveira preterindo o deputado federal Ricardo Guidi. Com a ida de Guidi para o PL, refez a rota e trocou Arleu por Vagner Espíndola e acabou sendo o prefeito com a maior vitória da eleição municipal.
No meio desse caminho, Salvaro foi do céu ao inferno quando acabou preso por conta da Operação Caronte. Mas neste fim de ano sai da Prefeitura de Criciúma sendo o político mais importante da sua cidade, até mais que o ex-presidente Jair Bolsonaro, e com a sensação de ter derrotado o governador Jorginho Mello e os deputados federais e estadual do PL que tem domicílio eleitoral no município.
OS REELEITOS
Obviamente que os prefeitos João Rodrigues (PSD), de Chapecó; Adriano Silva (Novo), de Joinville, e Topázio Silveira Neto, de Florianópolis, também saíram muito fortalecidos da eleição de 2024 por conta do resultado que tiveram nas urnas. Os três já sabiam que iriam conquistar a reeleição e a única dívida era saber o tamanho da diferença.
Saíram do pleito maiores do que entraram, tanto que Rodrigues já se lançou como pré-candidato a governador pelo PSD, Adriano já está sendo cotado para disputar uma vaga ao Senado em 2026 e Topázio Neto deixou de ser o vice de Gean Loureiro, ganhando vida própria a ponto de ser um nome forte para concorrer a Assembleia Legislativa nas próximas eleições.
Então, vamos esperar para ver o que vai acontecer na política de Santa Catarina daqui para frente e vamos ver se estes seis destaques continuarão sendo protagonistas até as próximas eleições.