Portal Making Of

OVNIs? O que se sabe sobre luzes misteriosas no céu de Porto Alegre

Reprodução

Luzes misteriosas sendo avistadas no céu de Porte Alegre, no Rio Grande do Sul, têm colocado uma pulga atrás da orelha de internautas nos últimos dias, que passaram a questionar a possibilidade de OVNIs (Objeto voador não identificado) sobrevoando o sul do Brasil.

Os casos estão sendo registrados desde sábado, 5. Uma série de vídeos circula na internet com gravações de diálogos entre pilotos e a torre de comando do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, nos quais são relatadas as aparições de luzes desconhecidas.

No total, entre 22h50 e 23h10, de sexta para sábado, 5, quatro voos comunicaram à Central de Tráfego terem percebido luzes estranhas no céu: o 4248, o 3140 e o 4407, além do 3406, das companhias Azul e LATAM. Na terça-feira, 8, outros cinco pilotos de voos comerciais avistaram novas luzes.

Em todos os casos, as luzes acendiam, se moviam e apagavam, mas não prejudicavam o tráfego.

Para especialistas, as luzes misteriosas podem ter origem diversas. “Isso pode ser algum projetor de alta potência direcionado às nuvens”, explica Carlos Fernando Jung, diretor do Observatório Heller&Jung, localizado em Taquara, cidade a cerca de 80 quilômetros de Porto Alegre. “Também pode ser algum objeto voador não identificado que esteja iluminando as nuvens naquela posição, naquele momento”, ressalta Jung.

Ao G1, o ufólogo Edison Boaventura Júnior disse que as luzes podem indicar a presença de fenômenos não identificados. “Pelo comportamento relatado pelos pilotos, a gente percebe que se trata de um fenômeno OVNI autêntico”, diz.

Já a Força Aérea Brasileira descartou que as luzes possam ter origem em objetos voadores não identificados (ovnis). Segundo o órgão, os radares não detectaram nenhum objeto estranho no espaço aéreo brasileiro.

“Nos últimos dias, o controle do espaço aéreo ocorreu dentro da normalidade, não havendo registro de ocorrência aeronáutica no Estado do Rio Grande do Sul. Nenhum objeto desconhecido foi identificado pelos radares de defesa aérea”, diz comunicado.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Rayovac presenteia consumidores no Natal

Rayovac apresentou a campanha de Natal ‘Um Natal sonhado com Rayovac’. A ação, criada pela UM, da IPG Mediabrands, inclui divulgação em mídia OOH, rádio

Leia mais

Rayovac presenteia consumidores no Natal

Rayovac apresentou a campanha de Natal ‘Um Natal sonhado com Rayovac’. A ação, criada pela UM, da IPG Mediabrands, inclui divulgação em mídia OOH, rádio