Portal Making Of

‘Papo de jornalista’ especial debate presença de jornalistas negros nas redações

O percentual de jornalistas negros representa 29,9% dos profissionais. Bem abaixo dos 67,8% de brancos. No total, o número de amarelos e indígenas também é alarmante. Apenas 1,3% e 0,4% respectivamente. O levantamento é da pesquisa “Perfil do Jornalista Brasileiro 2021” da Universidade Federal de Santa Catarina apresentada em junho de 2022 em parceria com a Retij (Rede de Estudos sobre Trabalho e Profissão) e a SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo).

Em Santa Catarina são apenas 3,2% de comunicadores. Com tanta representatividade, qual é o papel do jornalista negro dentro dos meios de comunicação? Qual é a responsabilidade social que tem que ser trabalhada? No dia 12 de abril a Associação Catarinense de Imprensa abre espaço para o primeiro evento da Diretoria de Igualdade Racial, com um bate papo reflexivo sobre igualdade e ações antirracistas e comunitárias dentro dos veículos de comunicação.

Outro grande momento do encontro será o lançamento do livro “Gustavo de Lacerda”, com palestra e momento de autógrafo com o Historiador e autor da obra, Fábio Garcia, CEO da Editora Cruz e Sousa que dá voz a escritores negros. A diretora de Igualdade Racial da ACI Amanda Santos (Apresentadora do Grupo ND) comanda as atrações e receberá a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade da UFSC. Outro convidado da noite será Cristiano Gomes, repórter da NSC de Joinville que vem se destacando com uma apresentação menos formal e mais comunitária.

Inscrições aqui.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais