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Pesquisa revela os impactos da IA no Marketing do Brasil

Foto: Reprodução/Freepik

A Cordão, consultoria de estratégia para marcas, apresentou uma pesquisa inédita sobre IA generativa no Brasil. Intitulada “IA no Marketing — Como o profissional de marketing brasileiro se relaciona com a Inteligência Artificial?”, a apresentação do estudo aconteceu ontem, 16, de forma online, com participação de Domenico Massareto (Rain Creative AI), Rafael Martins (Share) e Daniele Lazzarotto (Cordão).

A pesquisa, realizada com mais de 310 profissionais de todo o país, revelou percepções profundas sobre como a inteligência artificial está remodelando o setor do marketing no Brasil. “A pesquisa destacou um panorama otimista dos profissionais de marketing em relação à IA generativa – que estão empolgados com os benefícios e possibilidades. Ao mesmo tempo, o estudo revelou uma ausência de iniciativas mais críticas, organizadas e institucionalizadas por parte das empresas”, aponta Daniele Lazzarotto, fundadora da Cordão.

Percepções e Sentimentos sobre a IA

Os profissionais de marketing brasileiros parecem ter aceitado a ideia de que a IA representa uma revolução no marketing – com 99% dos respondentes acreditando nesta afirmação. Inclusive, 60% deles acreditam que a revolução já aconteceu. Esse otimismo é superior ao registrado em pesquisas internacionais, como o Contagious Radar de fevereiro deste ano, em que apenas 17,5% dos entrevistados afirmaram que a IA já transformou o marketing, enquanto 70,9% previram a mudança para os próximos cinco anos.

Sobre o Uso de IA

A pesquisa revela que o uso de ferramentas de IA já é uma realidade na rotina de muitos profissionais brasileiros. 40% utilizam essas ferramentas sempre e 42% usam de vez em quando. A maioria usa ferramentas para produção ou edição de textos, com destaque para o ChatGPT, indicando uma adoção inicial focada em melhorar a eficiência e a criatividade. Apenas 5% dos entrevistados nunca usaram nenhuma ferramenta de IA e 13% usaram somente para testar.

Benefícios e Preocupações

Os profissionais de marketing já percebem diversos benefícios no uso da IA, com 64% dos profissionais destacando ganhos significativos de produtividade e 55% melhoria na qualidade do trabalho como os principais benefícios da IA.

As principais preocupações incluem a propagação de notícias falsas (58,1%), o uso antiético de dados (51,8%) e questões relacionadas a direitos autorais (47,3%). A maior barreira relatada é a dificuldade de acompanhar as constantes inovações em tecnologias de IA (45,2%), seguida pela relutância em investir em ferramentas pagas (18,9%) e a falta de tempo para aprender a utilizar IA (14,7%). No entanto, 1 em cada 4 profissionais afirmaram que não possuem barreiras.

Investimento em IA

Apesar de haver grande interesse nesta tecnologia, uma minoria está investindo em ferramentas pagas. A grande maioria dos profissionais tem acesso a planos gratuitos (85%) ou ferramentas adaptadas com algum recurso de IA (51%), como o Adobe Firefly, por exemplo.

Embora o uso seja frequente, a implementação institucionalizada ainda é limitada. 45% dos profissionais relatam que as empresas onde trabalham não fizeram nenhum tipo de investimento em IA e apenas 26% relatam que a empresa dá acesso à ferramentas pagas e 18% relatam que receberam algum tipo de treinamento ou palestras sobre o tema. Esse dado revela uma ausência de iniciativas mais organizadas e institucionalizadas por parte das empresas.

Para mais detalhes e insights, o relatório completo está disponível neste link.

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