Portal Making Of

Pesquisa revela queda na representatividade de mulheres e negros em publicidades nas redes sociais

Foto: Reprodução/Unsplash

Buzzmonitor, SA365 e Elife publicaram a pesquisa ‘Diversidade na comunicação de marcas em redes sociais’, que analisou a queda na representatividade de mulheres e negros em publicidade nas redes sociais.

Foram analisados 28.149 anúncios veiculados nas principais plataformas de redes sociais, como X, Instagram e Facebook, abrangendo a representação de diversos grupos, incluindo brancos, negros, homens, mulheres, pessoas com deficiência, pessoas gordas, idosos e indígenas. O estudo incluiu a avaliação da presença dos 20 principais anunciantes do país, totalizando 54 marcas.

O levantamento mostra diminuição na visibilidade de mulheres e pessoas negras nas campanhas publicitárias. Embora a representatividade de pessoas asiáticas e idosos tenha crescido, ela ainda representa menos de 10% das publicidades. Além disso, a presença de pessoas gordas e LGBTI+ caiu, representando menos de 2% de cada grupo. Em contraste, a visibilidade de homens brancos aumentou.

O estudo utilizou uma inteligência artificial treinada pela ElifeGroup, permitindo a análise de dados em larga escala e destacando-se como um dos primeiros estudos a examinar a participação de grupos minoritários nas redes sociais de marcas. (propmark)

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Morre o vereador Gabrielzinho

Faleceu nesta segunda-feira, 1º de julho, o vereador Gabrielzinho Meurer (PL). Há um mês ele lutava pela vida na UTI do hospital da Unimed, em

Leia mais

TV Gaúcha x TV Guaíba

Antônio Britto, jornalista, ex-governador e ex-ministro da previdência, colega dos primeiros anos de profissão, lembrou em recente vídeo sua contratação pela TV Gaúcha em 1978.

Destaques da semana no Portal Making Of

Selecionamos aqui os destaques da semana na Making Of. Confira abaixo uma pequena descrição de cada uma e o link para você acessá-la.   Claiton