Portal Making Of

Pesquisas mostram que a eleição em Santa Catarina já está definida

Nesta quarta-feira, 19, a Rádio Jovem Pan News Florianópolis divulgou os números da segunda pesquisa do Instituto Mapa para esse segundo turno das eleições para o Governo do Estado e para a Presidência da República.

Talvez o dado mais importante desta pesquisa é que 92,5% dos catarinenses já definiram seus votos, tanto para governador quanto para presidente. Apenas 6,9% ainda não definiram o voto ou ainda podem mudá-lo.

Então, segundo os números da pesquisa estimulada, Jorginho Mello (PL) aparece com 63,2% dos votos totais e Décio Lima (PT) obteve 32,8% das intenções de voto do catarinense.

Para presidente, deu Jair Bolsonaro (PL) com 68,7% e Lula (PT) com 27,2%. Outro ponto importante é que Décio Lima tem 63% de rejeição e Lula tem 69% de rejeição dos catarinenses.

A margem de erro dessa pesquisa é de 2,8% para mais ou menos. Foram entrevistadas 1.204 pessoas entre os dias 17 e 18 de outubro de 2022. Essa pesquisa retrata com 95% de confirmação o atual momento eleitoral de Santa Catarina.

O levantamento foi registrado no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) com o protocolo SC-03095/2022 e no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o código BR-09303/2022.

PESQUISA DATAFOLHA

Na quarta-feira também saiu a pesquisa do Datafolha para presidente da República. Ela mostrou que Lula tem 49% das intenções de votos e Bolsonaro já encosta no petista com 44% das intenções de votos.

A análise é que já há um empate técnico entre os dois candidatos e Bolsonaro começa a se aproximar de Lula, podendo chegar na frente daqui há duas semanas. Segundo as pesquisas, 30% dos votos de Simone Tebet (MDB) do primeiro turno ainda estão soltos nessa disputa.

Outra coisa que se nota é que os apoios dos candidatos que estavam no primeiro turno não se revertem em voto, pois nenhum deles tem a força de levar os seus eleitores para votar em que estão apoiando.

Enfim, tudo está aberto na disputa para presidente, mas em Santa Catarina Jorginho Mello já pode começar a planejar o secretariado. Claro que ele não vai divulgar isso, mas que já pensa em alguns nomes quando está recluso em casa ou no seu comitê, a isso ele pensa sim.

VEJA OS PRINCIPAIS NÚMEROS DA PESQUISA MAPA

Governo do Estado:

Pesquisa estimulada com votos totais – Jorginho Mello: 63,2% / Décio Lima: 32,8%

Pesquisa estimulada com votos válidos – Jorginho Mello: 65,8% / Décio Lima: 34,2%

Rejeição: Jorginho Mello: 31,1% / Décio Lima: 63%

Presidência da República:

Pesquisa estimulada com votos totais – Jair Bolsonaro: 68,7% / Lula: 27,2%

Pesquisa estimulada com votos válidos – Jair Bolsonaro: 71,6% / Lula: 28,4%

Rejeição: Jair Bolsonaro: 28% / Lula: 69%

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais