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Planeta Atlântida 2025 reúne mais de 80 mil pessoas em edição histórica

Foto: Nani Art Club

Com o tema “O Sul é nosso palco”, o Planeta Atlântida encerrou sua 28ª edição na madrugada de domingo, 2, reforçando sua relevância como maior festival do sul do país. Mais de 80 mil pessoas lotaram a sede campestre da Saba, no Litoral Norte, para curtir os dois dias do evento que é tradição do verão gaúcho, gerando impacto positivo para o Estado muito além da música e do mercado de entretenimento. A realização é de Grupo RBS e DC Set Group, com patrocínio master de Renner, Banrisul, Coca-Cola, KTO e Budweiser.

Em ano de recorde comercial histórico, 30 parceiros locais e nacionais somaram-se para celebrar a resiliência dos gaúchos após um 2024 marcado por tantos desafios. A abertura especial, na sexta-feira, 31, deu o tom com os artistas Neto Fagundes, Rafael Malenotti, Serginho Moah, Claus e Vanessa e Luiza Barbosa cantando sucessos do pop rock gaúcho, entoando em coro com a plateia o Hino Rio-Grandense, enquanto bandeiras do Estado despontavam pela Saba.

O line-up estrelado comprovou a diversidade musical como uma das principais marcas do Planeta – um ponto em comum entre quase todas as 39 atrações foi a menção à força dos gaúchos e ao tema do festival deste ano. Na primeira noite, a diva internacional Anitta, uma das indicadas ao Grammy 2025, desfilou seus hits na Saba, assim como a gaúcha Luísa Sonza, dona de um repertório pop entoado em coro pelos planetários. Para exaltar o sertanejo, o festival elegeu Ana Castela, ícone das paradas atuais de sucesso no Brasil; enquanto o público pagodeiro foi agraciado com expoentes da velha guarda, como Alexandre Pires e Sorriso Maroto, e um fenômeno da nova geração, Dilsinho.

Gênero sempre presente no Planeta, o funk foi representado por Pedro Sampaio, que agitou o público até as 4h na primeira noite de festival, e pela label Baile do Planeta, reunindo o trio Kevin O Cris, Livinho e Ariel B. Os fãs de rap e de trap puderam curtir shows de Matuê e de Filipe Ret, que levantou a placa de sold out dos ingressos na noite de sexta. O line-up reuniu ainda artistas consagrados como o Natiruts, que apresentou sua turnê de despedida após quase três décadas de trajetória, e vozes potentes do pop atual, como Lagum, 3030, Poesia Acústica e Os Garotin. Já a tradicional valorização aos artistas gaúchos veio com a escalação de Cachorro Grande, Comunidade Nin-Jitsu, Vera Loca, Gupe, e com a atração mais clássica do Planeta, Armandinho .

Esta edição também foi marcada por novidades estruturais como a Arena Open Bar, espaço com vista privilegiada para o Palco Planeta. Além de mais de 40 atrações musicais, os espaços e ativações dos patrocinadores ofereceram experiências, como a já tradicional roda-gigante e a tirolesa, que conquistou os planetários. Já o Lounge, com mais de 700 convidados por noite, foi prestigiado por autoridades e parceiros.

Para muito além da Saba, o Planeta movimentou números expressivos com suas transmissões em streaming, na rádio Atlântida, na RBS TV e na Globo, que transmitiu os melhores momentos neste domingo, após o BBB. Somente na ATL TV, canal do YouTube que reúne os conteúdos em vídeo da Atlântida, foram mais de 1,2 milhão de visualizações nos dois dias de evento.

 

Impacto positivo para o RS  

Da montagem à operação, mais de 4 mil profissionais atuaram no evento que evolui com seu público. Comprometido com o futuro, o Planeta Atlântida 2025 avançou nas práticas ESG, buscando contribuir com todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU. Entre as ações, estão a distribuição gratuita de copos reutilizáveis e o reaproveitamento de materiais, com acompanhamento de toda a cadeia de recursos utilizados, e o ingresso solidário, com parte da renda revertida para entidades voltadas a pessoas em situação de vulnerabilidade. Para garantir um festival ainda mais inclusivo, esta edição teve novidades como Central de Acessibilidade, que oferecia kits para transformar cadeiras de rodas manuais em triciclos elétricos, melhorando o deslocamento no festival, a reformulação do espaço PCD e intérpretes de libras nos palcos.

Tudo isso comprova a força do Planeta Atlântida que completa 30 anos em 2026, como destaca a diretora-executiva de Marketing do Grupo RBS e head do festival, Caroline Torma:

“Uma tradição do verão gaúcho, o Planeta se renova a cada ano para seguir oferecendo as melhores experiências aos planetários e fazendo a diferença para o Rio Grande do Sul e para as gerações que virão. Esta edição, que celebra a resiliência de nossa gente, foi ainda mais especial e nos inspira a fazer mais e melhor em 2026. Que venha a edição dos 30 anos!” 

O CEO da DC Set Group, Rodrigo Mathias, reafirma a importância desta edição:

“Para além de ser o maior festival do sul do Brasil, o Planeta foi o primeiro evento multiatrações a ser realizado anualmente. Nesta edição especial, que celebra a força dos gaúchos, se consolida também no cenário nacional, ganhando cada vez mais relevância e projeção”.

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