Santa Catarina deve ganhar oito novas varas da Justiça Federal, um pleito da OAB/SC que resultou na aprovação, na última terça-feira, 22, do projeto de lei pela Câmara dos Deputados. O Estado tem 14,51% mais processos federais do que o Rio Grande do Sul e 15,31% mais que o Paraná, mas ainda conta com um número menor de varas da Justiça Federal.
O presidente da Seccional, Juliano Mandelli, anunciou que a entidade seguirá mobilizada para que as novas estruturas efetivamente sejam implantadas em Santa Catarina, dando celeridade às causas dos cidadãos. Nos últimos meses o dirigente teve tratativas com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região e mobilizou a bancada catarinense em Brasília (DF) para apoio a essa ampliação.
“A criação de novas varas federais no Estado é essencial para garantir mais eficiência no exercício profissional, além de impactar diretamente na rotina da advocacia e ampliar o acesso à justiça para a população. A ampliação da estrutura dará celeridade aos processos que aguardam resolução na Justiça Federal, permitindo decisões mais rápidas”, destaca o presidente da OAB/SC.