Novembro 26, 2021

Pontos e Contrapontos

Pontos e Contrapontos
Passeio Primavera: aqui será instalado o Primavera Smart Space, fruto da parceria entre Cisco, ACATE e Teltec Solutions

Tá liberado! Enquanto o setor de turismo e eventos comemora  a desobrigação do uso de máscaras em locais abertos e a liberação do público total em eventos, o setor de saúde segue apreensivo com a possibilidade da quarta onda de Covid-19 fazer novas vítimas. O decreto foi assinado pelo Governador Carlos Moisés e as medidas vem num momento de redução do contágio.  As medidas vêm em um momento de redução do contágio no estado, diminuição do risco potencial e do avanço da vacinação, porém ao mesmo tempo em que o mundo entra em alerta com a quarta onda da pandemia.

 

Investimento & Emprego. Com a estimativa de R$63 milhões em investimentos privados para Santa Catarina, quatro projetos de expansão foram habilitados pelo Governo do Estado, por meio do Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense (Prodec). A expectativa é de fomentar cerca de 200 empregos diretos, além de indiretos. O maior investimento será em Pomerode, com valor de R$35 milhões e expectativa de geração de 60 empregos. 

 

Prodec. O programa tem como finalidade conceder incentivo à implantação ou expansão de empreendimentos industriais, que visem produzir e gerar emprego e renda em Santa Catarina. Com as prerrogativas de que o projeto incentive o desenvolvimento das cidades, principalmente as com baixo IDH, gerem emprego por meio da inovação e da sustentabilidade.

 

Mais uma retração. Pelo segundo mês consecutivo, o Índice de Atividade Econômica (IBC) de Santa Catarina registrou queda, com retração de 0,4% em setembro na comparação com agosto. Apesar do recuo, de janeiro a setembro, o índice teve expansão de 8,2% na comparação com o mesmo período do ano passado. Conforme análise do Observatório FIESC, o resultado do acumulado do ano do estado é o segundo melhor entre as unidades da federação e superior à média nacional (5,9%).

 

Laboratório vivo.  Cisco, ACATE (Associação Catarinense de Tecnologia) e Teltec Solutions anunciam parceria para promover e desenvolver cidades e espaços inteligentes. A primeira iniciativa da parceria é o projeto Primavera Smart Space, que contempla o desenvolvimento de um laboratório vivo de inovação e de espaços inteligentes. O laboratório será instalado dentro do Passeio Primavera e do CIA, o centro de inovação da ACATE. O objetivo é demonstrar o potencial das novas tecnologias digitais e de serviços urbanos inteligentes, assim como experimentar e desenvolver novas soluções de espaços e cidades inteligentes em parceria com o ecossistema de inovação de Santa Catarina.

 

Selo Comemorativo. O Sinduscon Grande Florianópolis em comemoração aos 41 anos lança um selo comemorativo. Fundado em 20 de novembro de 1980, a Entidade atua em prol da defesa e representatividade da classe patronal do setor da Construção Civil. O selo "40+1" representa dois momentos recentes da Entidade. O primeiro são os 40 anos, que não puderam ser comemorados em 2020, por conta da pandemia causada pela Covid-19; e o número 1 representa o primeiro ano da atual diretoria, empossada em outubro do ano passado, que assumiu com um propósito de apresentar à classe setorial um "Novo Sinduscon".

 

Trabalho escravo. Santa Catarina foi o Estado de destino da maior parte dos casos de trabalhadores escravizados que também foram vítimas do tráfico de pessoas em 2020, com 61 casos. Os dados são da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo do governo federal. Ao menos 61 vítimas foram localizadas em Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, os trabalhadores tinham em média 25 anos. Até o momento mais de mil pessoas foram resgatadas de trabalho escravo no Brasil em 2021.

Tags:
economia economiabrasileira economiacatarinese sustentabilidade investimento dinheiro politicaeconômica tecnologia empreendedorismo
Compartilhe: Compartilhe no FacebookCompartilhe no TwitterCompartilhe no Linkedin

Artigos Relacionados

Janine Alves

Janine Alves

Graduada em Economia e doutora em Gestão do Conhecimento, faz parte do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (Interdisciplinary research group on knowledge, learning and organizational memory), núcleo de excelência em pesquisa científica e tecnológica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC). Trabalhou como: professora da UFSC e Univali, colunista de economia do Grupo RIC Record (Jornal Notícias do Dia e Ric Record TV) e analista de economia na RBS - TV/ NSC - Diário Catarinense, Consultora de Economia Internacional para a CIP Cosultores – Espanha, Diretora do Escritório do Governo da Galicia/Espanha no Brasil, Diretora de Integração Internacional e Consultora de Economia do Governo de Santa Catarina (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Assuntos Internacionais), etc.

Comentários

Media Social

Fique por dentro

Receba novidades no seu e-mail!