Portal Making Of

Porque Jorginho Mello escolheu Maryanne Mattos em Florianópolis

Na manhã desta segunda-feira, 22, o governador de Santa Catarina e presidente estadual do PL, Jorginho Mello, anunciou a vereadora de Florianópolis, Maryanne Mattos, como a candidata a vice-prefeita na chapa de reeleição de Topázio Silveira Neto (PSD).

Antes dela, o nome mais cotado para a vaga era do vereador falecido Gabrielzinho Meurer (PL). Alguns pontos contaram em favor de Maryanne, como a fidelidade a Jorginho Mello desde 2020 e também ao bolsonarismo, o trabalho que faz na Câmara em favor da atual administração municipal, por ter mais tempo de partido, por ser uma mulher e até pela falta de uma alternativa viável dentro do PL da Capital que pudesse unir a ala mais radical e a ala mais moderada, pois muitos que chegaram no partido em 2024 não agradavam os mais antigos.

E para coordenar a campanha do prefeito de Florianópolis, o governador também colocou alguém muito próximo do PL e de sua extrema confiança.

O advogado Filipe Mello, filho de Jorginho, é quem vai ser o coordenador-geral da campanha muito para fortalece a aliança entre o PSD e o PL em Florianópolis e também para fazer o meio campos com os demais partidos aliados. Além do PSD e do PL, topázio Neto tem o apoio do MDB, Republicanos, do Novo e do Podemos.

Sendo o braço direito do governador e bom articulador político nos bastidores, Filipe Mello leva para a campanha de Topázio a marca do Governo do Estado, dando forte indício de que o PL catarinense não quer apenas ser um coadjuvante na próxima administração municipal, caso Topázio seja eleito.

Com essa aliança, Florianópolis se torna uma exceção entre as maiores cidades do Estado, pois o PSD, hoje, é o grande adversário do PL em Santa Catarina.

Mas é sabido que Jorginho Mello quer levar Topázio Neto para o seu partido para que ele seja o nome forte na Grande Florianópolis na eleição de 2026. O governador pretende lançá-lo a deputado estadual ou até a federal, deixando o comando da Prefeitura para o PL.

Depois da escolha de Maryanne para vice de Topázio, só falta agora os partidos de esquerda definirem seus vices ou até de montarem uma única chapa para polarizar com as candidaturas de direita.

Nessa eleição, o PP vai de chapa pura com Pedrão Silvestre e Marcelo Pontes; o PSDB já confirmou o ex-senador Dário Berger como seu candidato a prefeito e Maria Claudia Goulart (UB) como vice com o apoio do ex-prefeito Gean Loureiro.

Anda não definiram seus vices o deputado estadual Marquito (Psol), o petista Vanderlei “Lela” Faria e Rogério Portanova, do Avante.

 

 

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais