Portal Making Of

Prefeito de Rio do Sul manda cancelar evento sobre sexualidade

Mesmo de férias, o prefeito José Thomé (PSD), de Rio do Sul, exigiu que o responsável da Fundação Cultural da cidade, Rodrigo Pedrozo, cancelasse imediatamente a “2ª Mostra Itinerante VTransforma”, que já estava agendado para acontecer nessa quarta, 27, e quinta-feira, 28, nas dependências da Fundação.

Depois da ordem do prefeito, a Fundação Cultural pediu que os organizadores do evento não utilizem o espaço e que procurassem outro local para a realização das atividades programadas.

Organizado pela BAPHO Cultural em parceria com a Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade (ADEH), a 2ª Mostra Itinerante VTransforma é um evento que terá oficinas de capacitação para produções culturais LGBTQIAPN+ além de exibição de vídeos e apresentações. A classificação é livre permitindo que crianças e pré-adolescentes assistam o que será apresentado.

Esse projeto tem o financiamento do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) pelo edital “Prêmio Catarinense de Cinema”, e conta também com o apoio do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC).

Segundo um vídeo publicado nas suas redes sociais, o prefeito José Thomé se mostra contra a Mostra porque entende que fere os princípios cristãos e os princípios da família, pois o evento trata de questões de sexualidade com classificação livre. Segundo ele, enquanto for prefeito, esse tipo de evento, que incentiva esse tipo de prática, não vai acontecer em prédios públicos de Rio do Sul.

Thomé afirma que essa proibição não é uma questão de preconceito e nem tem cunho político partidário, mas sim que não admite que “o poder público seja o incentivador desse tipo de prática”.

O prefeito também disse que fica preocupado que a Fundação Catarinense de Cultura, do Governo do Estado, esteja financiando esse evento, que deve acontecer em vários municípios do Estado.

“Vocês meus colegas prefeitos do estado de Santa Catarina afora, fiquem atentos a isso. Não permitam que isso ocorra. Respeito sim, apologia e incentivo com certeza vão na contramão daquilo que devemos defender enquanto cidade, família, religião e bons princípios”, finalizou Thomé no seu vídeo.

A Fundação Cultural de Rio do Sul emitiu uma nota oficial informando que o evento não mais seria realizado nas dependências do órgão. Veja a nota completa abaixo

Por determinação do prefeito de Rio do Sul, José Eduardo Rothbarth Thomé, o evento intitulado II Mostra Itinerante – 2024 / “Oficina de produção LGBTQIAPN+” e “Exibição de filmes premiados na quinta edição da Transforma, seguida de debate”, que aconteceria nesta quarta e quinta-feira, dias 27 e 28, em Rio do Sul, não será mais realizado nas dependências da Fundação Cultural, como havia sido anunciado pelos organizadores. O evento é uma promoção da produtora cultural Bapho Cultural e Associação em Defesa dos Direitos Humanos com enfoque na população TLGB, financiado pelo Prêmio Catarinense de Cinema, Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina” – Rodrigo Daniel Pedrozo, Superintendente da Fundação Cultural de Rio do Sul”.

Ouça o áudio do prefeito José Thomé para o superintendente da FCRS, Rodrigo Pedrozo:

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais