26.7 C
fpolis
26.7 C
fpolis
sexta-feira, 2 fevereiro, 2024

Presidente da ACI participa de ato em solidariedade a repórter condenada no caso Mari Ferrer

Foto: Divulgação
Últimas notícias

Jornalistas, estudantes, professores e lideranças de entidades ligadas à imprensa, além de políticos, participaram nesta quinta-feira, 30, de manifestação no auditório do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC, em solidariedade à jornalista @schirleialves. Schirlei foi condenada pela Justiça à prisão e ao pagamento de multa no valor de R$ 400 mil após reportagem para o Intercept.

A presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Déborah Almada, participou da manifestação e levou a solidariedade da entidade à jornalista. “A imprensa precisa se unir e proteger a Schirlei, porque o ataque não é apenas a ela, mas ao jornalismo em geral. Schirlei foi vítima de uma grande injustiça e a imprensa deve agir para derrubar essa sentença que puniu uma repórter por fazer o seu trabalho”.

Na reportagem, a jornalista narrou a humilhação sofrida pela jovem Mariana Ferrer por parte do advogado de um empresário acusado de estupro. O caso ocorreu durante uma audiência de instrução, na presença do juiz e do promotor, sendo que toda a audiência foi registrada em vídeo.

A jornalista acabou processada pelo juiz e pelo promotor do caso, por ter usado em sua reportagem o termo “estupro culposo”, que não existe no ordenamento jurídico, para explicar a tese defendida pelo Ministério Público.

O réu foi absolvido e os fatos narrados pela repórter levaram à edição de uma lei que obriga as partes a garantirem a integridade física e psicológica das vítimas durante audiências, especialmente em casos que apurem crimes contra a dignidade sexual. A Lei é conhecida como Lei Mariana Ferrer.

 

*Texto com informações da Associação Catarinense de Imprensa

Mais notícias para você
Últimas notícias

Deputados de oposição articulam uma PEC para que parlamentares escapem do STF

Por conta das recentes operações da Polícia Federal contra deputados federais e senadores da República e sob argumentos de...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }