23.6 C
fpolis
21.8 C
fpolis
sexta-feira, 2 fevereiro, 2024

Presidente do Irã cancela entrevista após jornalista da CNN recusar usar véu

Christiane Amanpour / Foto: Reprodução/CNN Brasil
Últimas notícias

O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, desistiu de uma entrevista que havia sido planejada há muito tempo com a principal âncora internacional da CNN, Christiane Amanpour, na Assembleia-Geral das Nações Unidas na quarta-feira, 21, após ela recusar uma exigência de última hora para usar o véu cobrindo a cabeça.

Em uma rede social, Amanpour afirmou que, 40 minutos após o horário previsto para a entrevista, um assessor do presidente Ebrahim Raisi apareceu e pediu que ela usasse o acessório em sinal de respeito.

“Educadamente recusei”, seguiu a repórter. “Estamos em Nova York, onde não há nenhuma lei ou tradição sobre o uso do véu; também pontuei que nenhum outro presidente iraniano exigiu que eu usasse o acessório em entrevistas prévias”.

Amanpour, que cresceu na capital iraniana Teerã e é fluente em farsi, disse que usa um véu na cabeça quando faz reportagens no Irã para cumprir as leis e costumes locais. Mas ela disse que não cobriria a cabeça para realizar uma entrevista com uma autoridade iraniana fora de um país onde isso não é obrigatório.

A lei iraniana exige que todas as mulheres cubram a cabeça e usem roupas largas em público. A regra é aplicada no Irã desde a Revolução Islâmica de 1979 e é obrigatória para todas as mulheres do país – incluindo turistas, figuras políticas que visitam o local e jornalistas.

A morte da jovem Mahsa Amini, de 22 anos, que estava detida pela polícia iraniana por supostamente violar as regras do uso do véu, desencadeou protestos violentos no país. Autoridades iranianas afirmaram que Amini morreu após sofrer um “ataque cardíaco” e entrar em coma, mas a família contesta a versão.

Amanpour planejava entrevistar Raisi sobre a morte de Amini e os protestos, mas disse que ela teve que declinar.

“À medida que os protestos continuam no Irã e as pessoas estão sendo mortas, teria sido um momento importante para falar com o presidente Raisi”, disse ela no Twitter. Com informações da CNN.

Mais notícias para você
Últimas notícias

Pequenas empresas respondem por 8 em cada 10 empregos criados em 2023

Pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) - a partir de dados do...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }