Portal Making Of

Confira a previsão do tempo para os próximos dias em Santa Catarina

Previsão do tempo para segunda-feira, 03 de junho (Mapa: Defesa Civil de SC)

A segunda-feira, 3, inicia com tempo firme, mas entre a tarde e à noite, uma frente fria que se desloca pelo oceano deixa o tempo instável em Santa Catarina. Há condições para pancadas de chuva e temporais bastante isolados no estado, principalmente entre o Meio-Oeste e Litoral. Os acumulados de chuva serão baixos e o risco é baixo para ocorrências meteorológicas como alagamentos e destelhamentos pontuais. O amanhecer será mais ameno e as temperaturas mínimas nas áreas de divisa com o RS, incluindo a Grd. Florianópolis será invertida, ou seja, deve ocorrer no final da noite em função do avanço de ar frio na retaguarda da frente fria. Desta forma, as temperaturas mínimas oscilam de 4°C a 10°C no Planalto Sul e Grd. Florianópolis Serrana, 7°C a 12°C no Meio-Oeste e Planalto Norte e de 10°C a 15°C nas demais áreas. Antes das chuvas as temperaturas se elevam na metade norte do estado, variando de 24°C a 27°C entre o Oeste, Extremo Oeste, Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte. Com a atuação deste sistema, os ventos de sul sopram com moderada a forte intensidade nas áreas costeiras (rajadas de 50 a 70 km/h), deixando o mar agitado, com ondas de sul entre 2,0 e 2,5 m e picos de até 3 m. O risco é moderado para ocorrências associadas à atividades de pesca e navegação e baixo para ocorrências associadas aos ventos nas áreas do litoral.

Na terça-feira, 4, a frente fria se afasta de SC, mas ainda favorece a ocorrência de chuvas fracas entre o Meio-Oeste e Litoral. Além disso, a trajetória marítima da massa de ar frio que avança logo em seguida, contribui para a maior cobertura de nuvens nessas regiões, que terão um dia nublado com possibilidade de chuviscos. Ao mesmo tempo que essas regiões experimentarão um dia com tempo mais fechado, o que também deve favorecer uma tarde fria, áreas do Extremo Oeste e Oeste devem ter predomínio de sol e temperaturas mais altas à tarde. Não há riscos para ocorrências meteorológicas. Ventos de direção sul com rajadas próximas dos 40 km/h na madrugada nas áreas costeiras e de noroeste à tarde entre o Meio-Oeste e Planalto Sul. As temperaturas mínimas variam entre 4°C e 11°C entre o Planalto Sul, Meio-Oeste, Planalto Norte e Grd. Florianópolis Serrana e de 8°C a 14°C nas demais áreas. À tarde, marcas entre 7°C e 12°C entre os planaltos, parte do Meio-Oeste, Alto Vale do Itajaí e Grd. Florianópolis Serrana e de 14°C a 17°C no litoral, Baixo e Médio Vale do Itajaí. No Extremo Oeste e Oeste, marcas entre 24°C e 26°C. Ondas de sul entre 1,5 e 2,0 m com picos de até 2,5 m em alto mar com risco baixo a moderado para ocorrências associadas à agitação marítima.

Na quarta, 5, e quinta-feira, 6, a massa de ar seco e fria se afasta gradativamente do estado, mas ainda mantém o estado estável em todas as regiões. As temperaturas embora mais altas, ainda seguem baixas entre as noites e madrugadas com marcas entre 7°C e 12°C entre o Meio-Oeste e planaltos e de 10°C a 16°C nas demais regiões. À tarde, os termômetros já se aproximam dos 25/27°C no Litoral Sul, Extremo Oeste e Oeste e de 19°C a 24°C nas demais regiões, especialmente na quinta.

 

*As informações são da Defesa Civil de Santa Catarina

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Destaques da semana no Portal Making Of

Selecionamos aqui os destaques da semana na Making Of. Confira abaixo uma pequena descrição de cada uma e o link para você acessá-la.   Claiton

Leia mais

Destaques da semana no Portal Making Of

Selecionamos aqui os destaques da semana na Making Of. Confira abaixo uma pequena descrição de cada uma e o link para você acessá-la.   Claiton