Portal Making Of

Propeg leva Clio de bronze com campanha ‘Second Chance’

Há mais de 50 anos no mercado brasileiro, a Propeg leva seu primeiro Clio Awards com a campanha ‘Second Chance’, criada para a Responsa, organização voltada à reintegração social de egressos. A agência, que já acumula premiações nos principais festivais do mercado de publicidade, como Cannes, El Ojo de Iberoamérica e New York Festivals, conquista seu primeiro bronze na categoria ‘Five Minutes and Over’, do Clio Awards 2023.

A ação vencedora traz um filme emocionante sobre a recolocação de egressos do sistema prisional ao mercado de trabalho, e o papel das empresas na reintegração social desse público. O enredo é uma releitura da história real de um ex-detento que cumpriu pena por roubo de carro no Brasil e que, ao sair da prisão, enfrentou grande dificuldade para se reinserir na sociedade. O final traz o mote ‘Se você pode ser bom em algo, pode ser bom em algo bom”, além de surpreender a todos com a reviravolta de Rodolfo Maturana, o protagonista.

Além do drama, Second Chance evidencia o preconceito da sociedade e a dificuldade na aceitação do público com passagens prisionais. Só no ano de 2022, no Brasil, segundo o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), quase um milhão de pessoas cumpriam pena no país.  “Mais do que felizes com a conquista do prêmio, ficamos com a sensação de mensagem entregue. Não é mais uma campanha, na verdade, levamos um recado urgente para a sociedade”, afirma Emerson Braga, CCO da Propeg.

O filme ainda traz uma informação importante sobre o trabalho da Responsa, que já atendeu 18.000 ex-presidiários e conseguiu empregar mais de 10.000 ex-egressos do sistema prisional brasileiro.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.