Portal Making Of

Proposta de Hobus pode colocar limite na cobrança do IPVA em SC

Na manhã da terça-feira, 22, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa deu parecer favorável ao Projeto de Lei (PL) 7/2022, do deputado Milton Hobus (PSD), que estabelece um teto de cobrança ao IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) aqui no estado.

Segundo Hobus, a proposta é inspirada na legislação do estado de Minas Gerais, que visa diminuir os altos valores do imposto em momentos de crise inflacionária.

O deputado disse que “o modelo proposto visa alterar a lei originária do IPVA, estabelecendo gatilho para fixar um teto de cobrança do imposto na ocasião em que a evolução de preço dos veículos supere a variação acumulada da inflação”.

O texto propõe que a variação da alíquota do IPVA fique limitada ao acúmulo do IPCA nos 12 meses anteriores ao fato gerador.

A proposta foi acatada com base no parecer do deputado Valdir Cobalchini (MDB), onde ele destaca que o projeto recebeu uma emenda substitutiva global para atender as disposições da Lei de Responsabilidade Fiscal.

A nova redação apresenta também uma estimativa do impacto financeiro nos primeiros três anos da sua vigência.

Também inclui demonstrações de que a renúncia fiscal decorrente da medida foi considerada na estimativa de receita da Lei Orçamentária, e de que ela não afetará as metas e resultados fiscais da LDO.

A próxima etapa na análise dessa proposta de Hobus será na Comissão de Finanças e Tributação, que vai analisar o impacto da diminuição dessa receita nos cofres do Governo do Estado.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais