Portal Making Of

Regional FM segue líder de audiência em Florianópolis

Foto: Reprodução/Freepik

Florianópolis acompanhou mais uma atualização da pesquisa que mostra o consumo de rádio na capital catarinense e em sua região metropolitana, realizada pela Kantar IBOPE Media. Assim como nos outros 12 mercados com medição regular pela empresa, este também foi impactado pelas revisões das estimativas populacionais, mas, neste caso, houve um aumento no universo de ouvintes. A pesquisa também não indicou mudanças nas tendências já observadas em atualizações anteriores. Acompanhe os destaques (05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais/trimestre novembro de 2023 a janeiro de 2024):

 

O que aconteceu?

Em janeiro, a Kantar IBOPE Media comunicou ao mercado que realizou uma atualização importante das Estimativas Populacionais 2024 para as praças de audiência regular de rádio. Elas apresentam como base os resultados do CENSO IBGE 2022 + PNADC 2023 com projeções para julho de 2024. Já para a distribuição de classe social (CCEB 2015), a empresa utilizou os dados do LSE 2023 (Levantamento Socioeconômico).

Florianópolis foi a única praça cuja estimativa populacional foi ampliada, o que impactou diretamente nos números de audiência e de alcance do rádio. A variação positiva ocorre pelo fato de a base anterior contar com um número estimado menor de população para a praça. Dados como os do último Censo 2022 revelaram várias surpresas sobre o perfil e tamanho da população, onde antes se previa um número maior do que o revelado, mas no caso da Grande Florianópolis o processo foi inverso, com a região sendo mais populosa do que se previa. E isso impacta diretamente qualquer pesquisa, inclusive a de rádio.

Em seu comunicado sobre as novas estimativas, a Kantar IBOPE Media disse que, desde 2015, os dados da empresa representam 100% das regiões reportadas, com exceção do município de Campinas e do Distrito Federal. “Para manter este padrão de excelência, acompanhamos as alterações realizadas pelo IBGE e, para este ano, não houve alterações”, diz a empresa.

Pelo que apurou o tudoradio.com, a média trimestral atual já contempla a nova estimativa nos três meses que a compõem.

 

E como ficou?

No topo do ranking de audiência, não houve mudanças significativas nos principais períodos. A Regional FM 106.5 (popular/hits) mantém a liderança geral de audiência em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), sendo a FM popular com o maior número de ouvintes únicos da Grande Florianópolis, acima de 247 mil.

No entanto, observa-se uma maior aproximação de concorrentes no ranking de audiência. A Jovem Pan FM 101.7 (jovem/pop) avançou em audiência e continua consolidada na vice-liderança nos principais períodos da pesquisa, incluindo o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), liderando geral no total de ouvintes únicos, com mais de 332 mil.

A Atlântida FM 100.9 (jovem/pop) também se destacou na pesquisa de audiência, avançando em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e mantendo-se no top 3 de audiência pela terceira pesquisa consecutiva, com um total de ouvintes únicos acima de 288 mil.

E a Magia FM 107.3 (jovem/adulto-pop) continua sua trajetória de alta, renovando sua melhor marca de audiência na Grande Florianópolis. Pela segunda vez consecutiva, a estação figura no top 5 de audiência nos principais períodos da pesquisa, com uma forte alta em sua média em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), diminuindo a distância para a Massa FM 97.7 (popular/sertanejo), que também está no top 5.

Já a Band FM 96.1 (popular/hits) destaca-se por ser a única popular a registrar alta em seu índice de audiência no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), em comparação com a pesquisa anterior, mantendo-se próxima do top 5 em filtros gerais e detendo o quarto maior valor de ouvintes únicos do mercado, acima de 203 mil.

 

Mais destaques

Outras altas nos volumes de audiência foram observadas entre as assinantes da pesquisa no período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A Itapema FM 93.7 (adulto-contemporâneo), que vem de uma sequência de crescimento em sua média, foi um dos destaques da atual medição, não estando distante da disputa pelo top 5.

O período 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) também viu a Cidade FM 90.7 (popular/hits-esportes) ampliar sua média, seguida pela CBN FM 90.3 (jornalismo/esportes) e pela Jovem Pan News FM 103.3 (jornalismo/esportes), rádios concorrentes que aparecem mais próximas em filtros gerais da medição.

 

*As informações são do tudoradio.com

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Expansão de mercado em Santa Catarina

Mais cinco cidades catarinenses devem receber até o final deste ano empreendimentos imobiliários assinados pelas empresas do Grupo Lumis e quatro delas pela primeira vez.

Leia mais