22 C
fpolis
22.2 C
fpolis
terça-feira, 24 maio, 2022

Relatório ABERT registra aumento nos ataques à imprensa no Brasil

Últimas notícias

Relatório ABERT sobre Violações à Liberdade de Expressão, divulgado nesta terça-feira, 22, aponta para um aumento de 21,69% nos ataques à imprensa no Brasil em 2021, em relação a 2020. Pelo menos 230 profissionais e veículos de comunicação sofreram algum tipo de ataque no ano passado.

Desde que a ABERT começou a monitorar os casos de violações à liberdade de imprensa e de expressão no Brasil, em 2012, esta foi a segunda vez sem registros de assassinato de jornalistas pelo exercício da profissão.

Já os atentados – oito, no total – chamam a atenção não apenas pelo aumento significativo no número de casos, que dobrou em relação ao ano anterior, mas pela maneira como foram executados, muitas vezes, com o uso de armas de fogo.

As ofensas tiveram o maior registro de ocorrências em 2021, com 53 relatos, envolvendo pelo menos 89 profissionais e veículos de comunicação – um aumento de 30,88% no número de vítimas. Em quase sua totalidade (92,45%), os ataques partiram de políticos ou ocupantes de cargos públicos.

Em seguida, estão as agressões, com 34 casos, envolvendo pelo menos 61 profissionais da comunicação, vítimas de chutes, pontapés, socos e tapas – um aumento de 3,39% no número de comunicadores agredidos. Os homens representaram a maioria das vítimas (80,33%). Em 62,22% dos casos, equipes de TV foram as mais atingidas.

As intimidações também tiveram destaque, com 26 casos registrados de Norte a Sul do país, o que equivale a um aumento de 4% em relação a 2020. O número de vítimas aumentou consideravelmente: pelo menos 43 profissionais tiveram o trabalho interrompido, foram recebidos aos gritos ou mesmo impedidos de continuar cumprindo o dever de informar. O número é 43,33% superior ao contabilizado no relatório passado. Mais de 58% dos profissionais atacados eram homens.

Manifestantes e políticos ou ocupantes de cargos públicos foram os principais autores das intimidações à imprensa.

Mais notícias para você
Últimas notícias

Cinemark exibirá final da UEFA Champions League 2022

No próximo sábado, 28, a partir das 15h30, as salas da rede Cinemark irão exibir a final da UEFA...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }