Na tarde de sexta-feira, 10, o suplente de deputado estadual e ex-candidato a prefeito de Rio do Sul, Gerri Consoli, deixou o PSD, do ex-prefeito José Thomé, para se filiar no Republicanos do deputado federal Jorge Goetten.
A filiação aconteceu no Hotel Aliança Express, no bairro Jardim América, em Rio do Sul, e contou com a presença do presidente estadual e membros da executiva municipal do Republicanos da cidade.
Em 2024 Gerri Consoli foi candidato a prefeito do PSD, com o apoio de Thomé e do ex-deputado estadual Milton Hobus, mas acabou perdendo a eleição para o atual prefeito Manoel Arisoli Pereira (PL), que era o candidato do governador Jorginho Mello (PL) com o apoio do Republicanos.
No seu discurso, Consoli disse que mudou de partido porque ocorreu “um encontro de boas intenções, buscando melhorar a representatividade política do Alto Vale. Republicanos é um dos partidos que mais cresce em nível nacional e em Santa Catarina é o partido que vem ocupando o maior espaço, pelas características do partido”.
Disse também que “o Republicanos vem em um excelente momento com a possibilidade da candidatura a presidente do governador de São Paulo, Tarcisio, e do deputado Federal Hugo Motta que assumirá a Câmara Federal e isso nos dá reflexos positivos em nível federal e a nível de Estado estamos trabalhando na reestruturação da sigla”.
Sobre a política do Alto Vale, Gerri Consoli falou que a sua filiação “é uma resposta daquilo que a gente sempre fala de política e fala de Alto Vale. Alguns partidos têm bases consolidadas e o Republicanos não tem base aqui, então fui convidado para assumir a coordenação de todo Alto Vale e algumas regiões e isso me dá condição de me conectar na esfera estadual e nacional buscando captação de recursos”.
Para ele, “o Republicanos tem uma necessidade de oxigenação e nós aqui temos essa deficiência de representatividade, então são dois momentos que se encontraram, e temos certeza de que vamos ter resultados expressivos para a região”.
Jorge Goettem também discursou e disse que o nome de Gerri Consoli é o que mais tem possibilidade de se eleger em 2026 no Alto Vale e é por isso que vai coordenar o partido na região e em outras regiões do Estado.
“O objetivo é fortalecer a representatividade política do Alto Vale, reestruturando o partido. O Gerri é um nome que tem viabilidade em várias regiões, e ele terá autonomia e liberdade para realizar um grande trabalho. Eu e o governador Jorginho acreditamos muito que o Gerri será um dos próximos deputados estaduais que a gente pensa em eleger”, finalizou Goetten.
Essa é mais uma movimentação do governador, pois tira do PSD de João Rodrigues um forte cabo eleitoral e fortalece uma legenda parceira que vai apoiar a sua reeleição.
Provavelmente o grande adversário de Consoli na região do Alto Vale em 2026 será o ex-prefeito José Thomé, com quem tinha uma parceria até o ano passado. Thomé também deve concorrer a uma cadeira na Assembleia Legislativa na próxima eleição.